Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Um olhar sobre a formação de professores que ensinam matemática no contexto da educação inclusiva

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (635.3Kb)
Data
2013-07-23
Autor
Lucion, Paula
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo objetivou investigar as contribuições do projeto "Formação de professores que ensinam Matemática e Educação Inclusiva: desafios e possibilidades" para os sujeitos em formação. Partiu-se do pressuposto de que, se por um lado, o número de alunos com deficiência que ingressa na rede regular de ensino cresce continuamente, por outro, a falta de conhecimento sobre metodologias a serem utilizadas, bem como o "despreparo" para enfrentar essa realidade, são aspectos destacados por participantes de projetos que visam articular Educação Matemática e Educação Inclusiva. Nesse sentido, salienta-se a relevância de um processo de formação docente contínuo que propicie a construção de conhecimentos de forma crítica e reflexiva. É relevante, também, avaliar atividades de formação já desenvolvidas, pois é uma forma de compreender o que tem sido feito nessa perspectiva e seus efeitos no contexto educacional. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados, o qual foi respondido por futuros professores e professores participantes do projeto "Formação de professores que ensinam Matemática e Educação Inclusiva: desafios e possibilidades". Posteriormente, os dados obtidos foram analisados segundo o critério de categorização englobado na análise de conteúdo, os quais resultaram na organização de meta-textos, fundamentados a partir de estudos bibliográficos acerca do tema deste estudo. Assim, os resultados da pesquisa evidenciam as contribuições do projeto na formação dos sujeitos envolvidos e destacam a necessidade de criação de espaços de formação que visem articular Educação Matemática e Educação Inclusiva, proporcionando a construção de materiais didático-pedagógicos voltados para esse contexto, bem como desenvolvimento de atividades envolvendo a resolução de problemas.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/160
Coleções
  • Educação Matemática [27]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.