dc.contributor.advisor | Librelotto, Giovani Rubert | |
dc.creator | Duarte, Fátima Elisabete de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2016-05-13T13:29:22Z | |
dc.date.available | 2016-05-13T13:29:22Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1610 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The present article reports a pedagogical experience in arts classes, where different
medias were used to provide an existence in the artistic center to specific group of
students of 62 class from Escola Estadual de Educação Básica Pedro Nunes de
Oliveira, that have 26 members from 12 to 16 years old, introducing the activity,
reflections and conclusions or questions that they had after some activities using the
different medias available in the school. Its objective is to promote the access of
these students to art, even being far from cultural centers, making them understand
that the medias make this experience possible, being able to search, to find and to
visualize several artistic materials like pictures of works, information about artistic
period or even about the life of an artist. The methodology used for the achievement
of this article was based in a case study, done with a group of students of a state
school, through several activities that benefit their experiences relating to art and
culture, using medias like television, newspaper, books, computer, internet and data
show. The aimed conclusion with the present article is the comprehension that these
medias are available so that we can be part of a society rich in cultural and artistic
life, aware of its existence and the option of participating or not of this center. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Artes | por |
dc.subject | Mídia | por |
dc.title | O uso das mídias favorecendo a vivência em artes na turma 62 | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo relata uma experiência pedagógica realizada em aulas de artes,
onde foram utilizadas diferentes mídias para oportunizar uma vivência no meio
artístico ao grupo de alunos da turma 62, da Escola Estadual de Educação Básica
Pedro Nunes de Oliveira, que possui 26 integrantes entre 12 a 16 anos de idade,
apresentando as atividades, reflexões e conclusões ou interrogações a que chegaram
após algumas atividades utilizando as diferentes mídias existentes na escola. Seu
objetivo é promover o acesso destes alunos a arte, mesmo que estes se encontrem
longe de grandes centros culturais, fazendo-os compreender que as mídias nos
possibilitam este convívio, nelas podemos buscar, pesquisar, encontrar e visualizar
variados materiais artísticos como imagens de obras, informações sobre períodos
artísticos ou até mesmo sobre a vida de algum artista. A metodologia utilizada para a
realização deste artigo baseia-se em um estudo de caso, realizado com um grupo de
alunos de uma escola estadual, através de atividades diversificadas que favoreçam
suas experiências em relação à arte e a cultura, apropriando-se para isso das mídias
televisão, jornal, livros, computador, internet e data show. A conclusão a que se
pretende chegar com o presente artigo é a compreensão de que estas mídias estão a
nossa disposição para que possamos nos sentir e nos fazer parte de uma sociedade
rica em vida cultural e artística, tendo o conhecimento de sua existência e a opção de
participar ou não deste meio. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |