A temática da interdisciplinaridade no curso de especialização em gestão educacional no período de 1999 a 2010
Resumo
A presente pesquisa objetiva discutir a temática da interdisciplinaridade no Curso de Especialização em Gestão Educacional, Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de Santa Maria, através de um estudo bibliográfico das produções de monografias orientadas neste tema no período de 1999 a 2010, no qual foram identificadas quatro monografias no Curso. Para isso, foi realizada uma retrospectiva histórica sobre a origem do termo interdisciplinaridade no Brasil, a partir da década de 60, como também se investigou a constituição dos sentidos da interdisciplinaridade e a importância desta pesquisa para o âmbito educacional. A construção desta investigação contou com uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que tratam acerca deste tema na educação. Na análise geral das quatro monografias verificou-se, que apesar da interdisciplinaridade estar fortemente presente no discurso dos autores como uma proposta fundamental na educação atual, o estudo nos revela que ainda falta o comprometimento da escola para colocar em prática a interdisciplinaridade de forma efetiva. Por isso, constatou-se que a pesquisa sobre a temática nas monografias analisadas nos mostra uma visão de como é a participação de professores e alunos na escola quando esta ocorre. Percebeu-se também, segundo os autores, que o entendimento do conceito de interdisciplinaridade ainda permanece instável, e que o trabalho interdisciplinar é caracterizado por intenções conscientes, claras e objetivas por parte daqueles que o praticam.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [960]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: