Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorFortes, Clarissa Corrêa
dc.date.accessioned2019-04-09T13:37:23Z
dc.date.available2019-04-09T13:37:23Z
dc.date.issued2011-03-01
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16111
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research aims to discuss the thematic of interdisciplinarity in the Specialization Course in Education Management, Graduate Lato Sensu of Federal University of Santa Maria, through a bibliographic study of the production of oriented monographs on this subject in the period 1999 to 2010, in which four monographs were identified in the Course. For this, was realized a historical retrospective about the origin of the term interdisciplinarity in Brazil from the 60's, also investigated the formation of the senses of interdisciplinarity and the importance of this research to the educational context. The construction of this research included a literature review founded on authors who treat about this subject in education. In the general analysis of the four monographs was found that despite the being interdisciplinarity is strongly present in the in the speech of the authors as a fundamental proposition in the current education, the study reveals that there is still the school's commitment to put into practice the interdisciplinary effectively. Therefore, it was found that the research on the thematic in the monographs investigated shows us a vision of how it is the participation of teachers and students in school when this occurs.It was also felt, the authors said that understanding the concept of interdisciplinarity is still unstable, and that interdisciplinary work is characterized by conscious intentions, objective and clear by those who practice it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectCurso de especialização em gestão educacionalpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectSpecialization course in educational managementeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleA temática da interdisciplinaridade no curso de especialização em gestão educacional no período de 1999 a 2010por
dc.title.alternativeThe thematic of interdisciplinarity in the specialization course in education management in the period from 1999 to 2010eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva discutir a temática da interdisciplinaridade no Curso de Especialização em Gestão Educacional, Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de Santa Maria, através de um estudo bibliográfico das produções de monografias orientadas neste tema no período de 1999 a 2010, no qual foram identificadas quatro monografias no Curso. Para isso, foi realizada uma retrospectiva histórica sobre a origem do termo interdisciplinaridade no Brasil, a partir da década de 60, como também se investigou a constituição dos sentidos da interdisciplinaridade e a importância desta pesquisa para o âmbito educacional. A construção desta investigação contou com uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que tratam acerca deste tema na educação. Na análise geral das quatro monografias verificou-se, que apesar da interdisciplinaridade estar fortemente presente no discurso dos autores como uma proposta fundamental na educação atual, o estudo nos revela que ainda falta o comprometimento da escola para colocar em prática a interdisciplinaridade de forma efetiva. Por isso, constatou-se que a pesquisa sobre a temática nas monografias analisadas nos mostra uma visão de como é a participação de professores e alunos na escola quando esta ocorre. Percebeu-se também, segundo os autores, que o entendimento do conceito de interdisciplinaridade ainda permanece instável, e que o trabalho interdisciplinar é caracterizado por intenções conscientes, claras e objetivas por parte daqueles que o praticam.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto