A problemática da perícia criminal na perspectiva da gestão do conhecimento: o caso dos órgãos da segurança pública do RS
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo sobre a problemática da perícia criminal na
perspectiva da Gestão do Conhecimento, considerando o grau de integração entre
os órgãos da segurança pública do Estado do Rio Grande do Sul. Através desta
pesquisa procurou-se realizar um diagnóstico da atual situação da disseminação do
conhecimento entre os servidores da segurança pública que atuam em diferentes
órgãos. Isso foi verificado na prática, através dos resultados de seus trabalhos, que
dependem da troca de informações e do desempenho do trabalho em sintonia entre
os órgãos. Por meio da avaliação dos resultados das perícias papiloscópicas
realizadas pelo IGP, após o atendimento inicial às vítimas e à preservação do local
de crime pelos policiais civis e/ou militares, procurou-se avaliar a existência da
gestão do conhecimento e do trabalho integrado entre estes profissionais, já que
disto depende os resultados finais junto à sociedade. Foi constatado que, apesar de
existirem alguns incentivos através de cursos EAD ofertados pela SENASP, os
resultados das perícias negativas ocorreram em um número bem maior que as
perícias positivas, isto porque os locais, veículos e objetos periciados não haviam
sido preservados de forma adequada, demonstrando que não existe troca de
informações, prejudicando o trabalho integrado entre os órgãos de segurança
pública. Concluiu-se que o contexto atual da Gestão do Conhecimento nestes
órgãos deixa a desejar, não por culpa dos servidores, mas por falta de incentivos e
de valorização profissional, além de uma estrutura organizacional arraigada,
impedindo a maleabilidade e a fluidez do conhecimento entre os órgãos. O presente
trabalho está dividido em seis capítulos: introdução, fundamentação teóricoconceitual,
contexto do estudo, procedimentos metodológicos, resultados e
discussão, e por fim a conclusão.
Collections
- Gestão Pública - EaD [344]
The following license files are associated with this item: