Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Luis Felipe Dias
dc.creatorFerreira, Alessandra Maria Ledesma
dc.date.accessioned2019-04-10T12:26:56Z
dc.date.available2019-04-10T12:26:56Z
dc.date.issued2011-07-12
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16124
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study presents the main theories, models, approaches and different perspectives about subject motivation and job satisfaction, with the purpose to better understand or explains how to approach the complex question of human behavior and how it affects the results in public organizations. The society increasingly demands quality public services and greater agility in the processes. To this end, we performed a literature review with the most significant writers in the area - both administrators and psychologists. A questionnaire was also validated in Brazil, Meliá and Peiró (1989), on job satisfaction in order to compose a diagnostic profile with the public servants of a state school. We used statistics given by the literature and theoretical framework, for the results and thereby demonstrate the level of satisfaction and dissatisfaction, at a given time, and the possible relations with the positive or negative actions, as the reflections of them for himself, for the organization and to society. Were approached issues concerning the working environment, which materially affect in a significant way the behavior of people in their jobs, among them stood out: the strong legal framework, leadership, organizational climate and the culture. In the final remarks, tried to suggest possible improvements and modifications, as well as recommending further research, in order to further analysis. Noting that, for the public manager, learning in this area constitutes an important management tool.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectOrganização públicapor
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectSatisfactioneng
dc.subjectPublic organizationeng
dc.titleMotivação e satisfação no trabalho: um estudo de caso numa escola da rede públicapor
dc.title.alternativeMotivation and satisfaction at work: a case study in school of public educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Faxinal do Soturno, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta as principais teorias, modelos, abordagens e diferentes enfoques sobre o tema motivação e satisfação no trabalho, tendo a finalidade de compreender melhor como aborda ou explica a complexa questão referente ao comportamento humano e de que forma ele afeta os resultados nas organizações públicas. Onde a sociedade cada vez mais exige serviços públicos de qualidade e com maior agilidade nos processos, para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica com os autores mais expressivos na área – tanto administradores quanto psicólogos. Sendo também aplicado um questionário validado no Brasil, de Meliá e Peiró (1989), sobre satisfação no trabalho, a fim de compor um perfil diagnóstico com os servidores públicos de uma escola da rede estadual. Utilizou-se a estatística indicada pela literatura e o referencial teórico para obter os resultados e assim demostrar o nível de satisfação e o de insatisfação dos mesmos, num dado momento, e as possíveis relações com as suas ações positivas ou negativas, assim como os reflexos delas para si próprio, para a organização e também para a sociedade. Foram abordados temas referentes ao ambiente laboral, os quais afetam de forma relevante o comportamento das pessoas em seus trabalhos, dentre eles, destacou-se: o forte arcabouço legal, a liderança, o clima e a cultura organizacional. Nas considerações finais, procurou-se sugerir possíveis melhorias e modificações, assim como recomendar novas pesquisas, no intuito de uma análise mais profunda. Destacando-se que, para o gestor público, a aprendizagem nessa área constitui-se numa importante ferramenta gerencial.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [328]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto