dc.contributor.advisor | Lopes, Luis Felipe Dias | |
dc.creator | Ferreira, Alessandra Maria Ledesma | |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T12:26:56Z | |
dc.date.available | 2019-04-10T12:26:56Z | |
dc.date.issued | 2011-07-12 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16124 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study presents the main theories, models, approaches and different
perspectives about subject motivation and job satisfaction, with the purpose to better
understand or explains how to approach the complex question of human behavior
and how it affects the results in public organizations. The society increasingly
demands quality public services and greater agility in the processes. To this end, we
performed a literature review with the most significant writers in the area - both
administrators and psychologists. A questionnaire was also validated in Brazil, Meliá
and Peiró (1989), on job satisfaction in order to compose a diagnostic profile with the
public servants of a state school. We used statistics given by the literature and
theoretical framework, for the results and thereby demonstrate the level of
satisfaction and dissatisfaction, at a given time, and the possible relations with the
positive or negative actions, as the reflections of them for himself, for the
organization and to society. Were approached issues concerning the working
environment, which materially affect in a significant way the behavior of people in
their jobs, among them stood out: the strong legal framework, leadership,
organizational climate and the culture. In the final remarks, tried to suggest possible
improvements and modifications, as well as recommending further research, in
order to further analysis. Noting that, for the public manager, learning in this area
constitutes an important management tool. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Satisfação | por |
dc.subject | Organização pública | por |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Satisfaction | eng |
dc.subject | Public organization | eng |
dc.title | Motivação e satisfação no trabalho: um estudo de caso numa escola da rede pública | por |
dc.title.alternative | Motivation and satisfaction at work: a case study in school of public education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Faxinal do Soturno, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta as principais teorias, modelos, abordagens e
diferentes enfoques sobre o tema motivação e satisfação no trabalho, tendo a
finalidade de compreender melhor como aborda ou explica a complexa questão
referente ao comportamento humano e de que forma ele afeta os resultados nas
organizações públicas. Onde a sociedade cada vez mais exige serviços públicos de
qualidade e com maior agilidade nos processos, para tanto foi realizada uma revisão
bibliográfica com os autores mais expressivos na área – tanto administradores
quanto psicólogos. Sendo também aplicado um questionário validado no Brasil, de
Meliá e Peiró (1989), sobre satisfação no trabalho, a fim de compor um perfil
diagnóstico com os servidores públicos de uma escola da rede estadual. Utilizou-se
a estatística indicada pela literatura e o referencial teórico para obter os resultados e
assim demostrar o nível de satisfação e o de insatisfação dos mesmos, num dado
momento, e as possíveis relações com as suas ações positivas ou negativas, assim
como os reflexos delas para si próprio, para a organização e também para a
sociedade. Foram abordados temas referentes ao ambiente laboral, os quais afetam
de forma relevante o comportamento das pessoas em seus trabalhos, dentre eles,
destacou-se: o forte arcabouço legal, a liderança, o clima e a cultura organizacional.
Nas considerações finais, procurou-se sugerir possíveis melhorias e modificações,
assim como recomendar novas pesquisas, no intuito de uma análise mais profunda.
Destacando-se que, para o gestor público, a aprendizagem nessa área constitui-se
numa importante ferramenta gerencial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |