Tecnologias da informação e da comunicação na educação especial
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Data
2017Autor
Menezes, Eliana da Costa Pereira de
Hermes, Simoni Timm
Metadata
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Nesta unidade, o aluno estudará como a evolução científico-tecnológica na história da humanidade produziu uma nova racionalidade capaz de promover mudanças significativas nas formas de ser, pensar, fazer e relacionar-se na sociedade contemporânea. Converse com alguém da sua família ou da sua vizinhança. Como eram nossos antepassados? Como nossos antepassados viviam? Quais as técnicas utilizadas por eles para intervir no mundo? Agora, reflita. Como estamos nós atualmente? Quais as características da nossa vivência individual e/ou grupal? Como descobrimos e operamos no mundo atualmente? Essas questões, de certa forma, fazem-nos pensar que a ideia de ciência e tecnologia mudou significativamente nas últimas décadas e, se essa ideia mudou, cabe a nós questionar que mudaram também as nossas formas para estarmos presentes e participantes nos diversos espaços-tempos de socialização. A disciplina tem como objetivos analisar a emergência do uso das tecnologias da informação e da comunicação, especificamente do computador, na Educação Especial, e refletir seus efeitos nos processos de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma disciplina obrigatória no Núcleo da Fundamentação da Educação Especial do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Especial – Licenciatura (a distância). A disciplina contempla três unidades didáticas, a saber: Unidade 1 – Racionalidade científico-tecnológica e Educação Especial; Unidade 2 – Informática e Educação Especial; Unidade 3 – Tecnologias, ensino e aprendizagens na Educação Especial.
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