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dc.creatorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorHermes, Simoni Timm
dc.date.accessioned2019-04-10T19:44:35Z
dc.date.available2019-04-10T19:44:35Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationMENEZES, Eliana da Costa Pereira de ... [et al]. Tecnologias da informação e da comunicação na educação especial. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017.por
dc.identifier.isbn978-85-8341-210-6por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16141
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especialpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInformação – Tecnologiaspor
dc.titleTecnologias da informação e da comunicação na educação especialpor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoNesta unidade, o aluno estudará como a evolução científico-tecnológica na história da humanidade produziu uma nova racionalidade capaz de promover mudanças significativas nas formas de ser, pensar, fazer e relacionar-se na sociedade contemporânea. Converse com alguém da sua família ou da sua vizinhança. Como eram nossos antepassados? Como nossos antepassados viviam? Quais as técnicas utilizadas por eles para intervir no mundo? Agora, reflita. Como estamos nós atualmente? Quais as características da nossa vivência individual e/ou grupal? Como descobrimos e operamos no mundo atualmente? Essas questões, de certa forma, fazem-nos pensar que a ideia de ciência e tecnologia mudou significativamente nas últimas décadas e, se essa ideia mudou, cabe a nós questionar que mudaram também as nossas formas para estarmos presentes e participantes nos diversos espaços-tempos de socialização. A disciplina tem como objetivos analisar a emergência do uso das tecnologias da informação e da comunicação, especificamente do computador, na Educação Especial, e refletir seus efeitos nos processos de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma disciplina obrigatória no Núcleo da Fundamentação da Educação Especial do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Especial – Licenciatura (a distância). A disciplina contempla três unidades didáticas, a saber: Unidade 1 – Racionalidade científico-tecnológica e Educação Especial; Unidade 2 – Informática e Educação Especial; Unidade 3 – Tecnologias, ensino e aprendizagens na Educação Especial.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor


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