Psicologia da Educação II
Abstract
O livro didático, a ser estudado na disciplina de Psicologia da Educação II, explora uma temática específica da psicologia e seu relacionamento com a aprendizagem. Vários são os aspectos teóricos que compõe a área do conhecimento da Psicologia, no que se refere ao modo de aprender ao longo do seu desenvolvimento. A Psicologia da Aprendizagem apresentada ao longo deste livro está baseada em três grandes autores, exponenciais nas suas áreas e que contribuíram de forma significativa para a reflexão sobre a interação do homem com o meio e a sua forma de assimilar o conhecimento. Cada um deles, em sua época, tendo seu pensamento influenciado pelas organizações sociais e culturais a que pertenceram, foram capazes de inovar a visão sobre o humano e seus aspectos subjetivos, no que se refere à forma de aprender e interagir com o ambiente. O primeiro teórico apresentado, Jean Piaget, suíço, desenvolveu a Epistemologia Genética, concebendo ao longo de sua vida, uma teoria consistente e amplamente divulgada sobre estágios de desenvolvimento e a forma como assimilamos esse conhecimento ao longo do nosso desenvolvimento. O segundo, Lev Semenovitch Vygotsky, desenvolveu a teoria sócio-histórica, em que o aprender é fruto da relação do homem com o meio onde está inserido, estabelecendo através da interação, o seu processo de aprendizagem. O terceiro, Henri Wallon, francês, elaborou suas concepções teóricas baseadas na relação da psicologia geral com aspectos da emoção, demonstrando a forma como esses elementos se interligam e servem de base para o aprendizado. Ao utilizarmos esses três autores como porta de entrada para a aproximação com a Psicologia da Aprendizagem, estamos oportunizando uma visão ampla, com inúmeras possibilidades de concebermos o aprender, o humano e as múltiplas formas de conectarmos esses dois elementos.
Collections
- Ebooks (Livros) [331]
The following license files are associated with this item: