A participação da educação ambiental no Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água
Resumen
O manejo e conservação do solo e da água, vem sendo postulado como uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento de uma agricultura moderna, produtiva e sustentável, sendo coerente observar os critérios para validação e a efetivação desse manejo de conservação. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul vem conduzindo uma política de incentivo ao manejo de conservação, sendo evidenciado e destacado o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, tendo como objetivo, trazer instrumentos de execução da Política de Conservação do Solo e da Água, instituída por meio do Decreto Estadual nº 52.751, de 04 de dezembro de 2015, com a finalidade de incentivar, fomentar e coordenar ações com vista à conservação do solo e da água, tendo como propósito de melhorar as relações produtivas, sociais e ambientais no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. Diante deste contexto o trabalho buscou avaliar as práticas de conservação do solo e da água, com a ênfase no desenvolvimento da Educação Ambiental nas ações, e atividades norteadoras da conscientização do cidadão nos problemas que são relativo a qualidade do solo e da água. Buscando a harmonia do desenvolvimento econômico-social, assim assegurar a qualidade de vida da população rural e urbana e do meio ambiente. O trabalho buscou trazer uma abordagem qualitativa, explorando coletas de informações empíricas e bibliográficas para contemplar uma análise conferente ao programa de conservação do solo e da água. Partindo-se de cursos, reuniões, palestras, dias de campo e um estudo do planejamento do programa em conservação do solo, possibilitou afirmar que educação ambiental é o condutor da materialização dos resultados das atividades de conservação do solo e da água impetrado no programa, dessa forma o trabalho veio para autenticar que o programa estadual de conservação do solo e da água e um processo de conscientização socioambiental.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]
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