Educação ambiental como trabalho interdisciplinar no ensino fundamental – 1º ao 5º ano, da rede municipal de ensino do município de Mondaí – SC
Abstract
O presente estudo teve como objetivo de pesquisa apresentar uma avaliação sobre o ensino das disciplinas ministradas pelos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1° ao 5° ano), da rede municipal de ensino do Município de Mondaí – Santa Catarina, como tema transversal e interdisciplinar, favorecendo a aprendizagem de valores socioambientais. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário anônimo, o qual envolveu 30 professores. O questionário englobou 14 perguntas de múltipla escolha, com temas referentes ao meio ambiente, educação ambiental e interdisciplinaridade. Além da aplicação do questionário também foram utilizados procedimentos de coletas adicionais, através de consultas a fontes bibliográficas, livros, monografias, revistas, dissertações e teses. A pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, e em função dos seus objetivos classificou-se como exploratória e descritiva. Ao analisar os resultados provenientes dos questionários aplicados aos educandos, o estudo apontou a compreensão dos professores à cerca de temas como meio ambiente, educação ambiental, interdisciplinaridade da educação ambiental e a importância destes assuntos. O estudo também evidenciou a falta da aplicação dos mesmos nas disciplinas ministradas pelos professores e no cotidiano da comunidade escolar, demonstrando que os professores não conseguem colocar em prática o que é visto em teoria, a equipe escolar apresenta carência no desenvolvimento e acompanhamento de projetos ambientais e a ausência de formação complementar tanto de professores quanto das equipes diretivas.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [323]
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