Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKöhler, Viviane Cátia
dc.creatorMoraes, Janaina Borges de
dc.date.accessioned2019-04-12T14:08:30Z
dc.date.available2019-04-12T14:08:30Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16197
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractGeometry is a content of mathematics that offers possibilities for students to analyze and represent an understanding of reality in an orderly and organized way for the process of teaching learning, thus building their own knowledge, in very significant ways, as they stimulate creativity, observation and comparison, fundamental tools for problem solving. In general, in the study of geometry we must emphasize the original and basic forms. With the objective of exploring some concepts of Plane and Spatial Geometry, such as area and volume, through the use of packages, which are present in the daily life of the student. Motivating them to participate in the teaching and learning process of the Mathematics classes with activities that involve concrete material. As a pedagogical alternative in the teaching of Geometry, it was decided to develop and analyze the applicability of geometry in the daily life of the students of the Third Year of High School of the Major Belarmino Côrtes State High School, located in the neighborhood Dirceu, in the city of Cruz Alta-RS . In this sense, a study on Geometry and its functionality in students' everyday life was carried out through the packages found in their day to day life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectEveryday lifeeng
dc.titleGeometria e sua funcionalidade no cotidianopor
dc.title.alternativeGeometry and its functionality in everydayeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoA geometria é um conteúdo da Matemática que oferece possibilidades para os estudantes analisarem e representarem uma compreensão da realidade, de forma ordenada e organizada, para o processo de ensino aprendizagem, assim construindo seu próprio conhecimento, de formas muito significativas, pois estimulam a criatividade, a observação e a comparação, ferramentas fundamentais para a resolução de problemas. De um modo geral, no estudo da geometria devemos enfatizar as formas originais e básicas. Com o objetivo de explorar alguns conceitos de Geometria Plana e Espacial, como área e volume, através do uso de embalagens, que estão presentes no cotidiano do educando. Motivando-os a participar do processo de ensino e aprendizagem das aulas de Matemática com atividades que envolvem material concreto. Como alternativa pedagógica no ensino de Geometria, decidiu-se desenvolver e analisar a aplicabilidade da geometria no cotidiano dos estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Major Belarmino Côrtes, localizada no bairro Dirceu, na cidade de Cruz Alta-RS. Nesse sentido, foi realizado um estudo sobre Geometria e sua funcionalidade no cotidiano dos estudantes através das embalagens encontradas no seu dia a dia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto