Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorDias, Erineide Araújo Brito
dc.date.accessioned2016-05-18T14:04:21Z
dc.date.available2016-05-18T14:04:21Z
dc.date.issued2010-12-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1619
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe research analyzes the role of school management through advances in technology and how it happens the educational use of computers and the Internet at school, whereas the arrival of technology in schools requires educators to search for new knowledge. The methodology employed was the case study. Questionnaires were applied to the management team, teachers and students of Central High School Tiradentes, Palmas TO. Data analysis favored a greater understanding about the use of technological resources in school and showed that the school presents itself as a space where diverse interests prevail, and that the systematic use of technology in schools depends on the commitment, recognition and investment school management, pupils and teachers to management team to align interests and seek together, promoting the effective use of technology. In this perspective, it was found that the factor that hinders the educational use of computers and the internet at school is the lack of awareness about the relevance of using these media in school practice by educators, so that they can be used as teaching resources. Therefore, the analysis showed that the change in how students perceive the use of the Internet and use this as a pedagogical tool depends on the positioning of the management team, teachers and, you resize the form as the school administration works toward the use technolog in school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleGestão escolar e os avanços tecnológicos: a utilização pedagógica do computador e da internet no ensino médiopor
dc.title.alternativeSchool management and technological advances: educational use of computers and the internet in schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA pesquisa analisa a atuação da gestão escolar mediante aos avanços tecnológicos e a forma como acontece o uso pedagógico do computador e da internet no ensino médio, considerando que a chegada das tecnologias na escola exige dos educadores a busca por novos conhecimentos. A metodologia empregada foi a do estudo de caso. Foram aplicados questionários à equipe gestora, professores e a alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas TO. A análise dos dados favoreceu uma maior compreensão quanto à utilização dos recursos tecnológicos na escola e evidenciou que a escola apresentase como um espaço onde imperam interesses diversificados, e que o uso sistematizado das tecnologias na escola depende do compromisso, do reconhecimento e investimento da gestão escolar, para que professores alunos e equipe diretiva possam aliar interesses e buscarem juntos, a promoção no uso efetivo das tecnologias. Nesta perspectiva, constatouse que o fator que dificulta a utilização pedagógica do computador e da internet na escola é a ausência da conscientização quanto à relevância do uso destes meios na prática escolar por parte dos educadores, para que estes possam ser utilizados como recursos pedagógicos. Portanto, a análise dos resultados evidenciou que a mudança na maneira como o aluno percebe o uso da internet e a utilização desta como ferramenta pedagógica depende do posicionamento da equipe gestora, dos professores e ainda, o redimensionamento na forma como a gestão escolar atua frente ao uso das tecnologias na escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [638]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples