dc.contributor.advisor | Mallmann, Elena Maria | |
dc.creator | Dias, Erineide Araújo Brito | |
dc.date.accessioned | 2016-05-18T14:04:21Z | |
dc.date.available | 2016-05-18T14:04:21Z | |
dc.date.issued | 2010-12-11 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1619 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The research analyzes the role of school management through advances in
technology and how it happens the educational use of computers and the Internet at
school, whereas the arrival of technology in schools requires educators to search for
new knowledge. The methodology employed was the case study. Questionnaires were
applied to the management team, teachers and students of Central High School
Tiradentes, Palmas TO.
Data analysis favored a greater understanding about the use
of technological resources in school and showed that the school presents itself as a
space where diverse interests prevail, and that the systematic use of technology in
schools depends on the commitment, recognition and investment school management,
pupils and teachers to management team to align interests and seek together,
promoting the effective use of technology. In this perspective, it was found that the
factor that hinders the educational use of computers and the internet at school is the
lack of awareness about the relevance of using these media in school practice by
educators, so that they can be used as teaching resources. Therefore, the analysis
showed that the change in how students perceive the use of the Internet and use this
as a pedagogical tool depends on the positioning of the management team, teachers
and, you resize the form as the school administration works toward the use technolog
in school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Gestão escolar e os avanços tecnológicos: a utilização pedagógica do computador e da internet no ensino médio | por |
dc.title.alternative | School management and technological advances: educational use of computers and the internet in school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa analisa a atuação da gestão escolar mediante aos avanços tecnológicos e
a forma como acontece o uso pedagógico do computador e da internet no ensino
médio, considerando que a chegada das tecnologias na escola exige dos educadores
a busca por novos conhecimentos. A metodologia empregada foi a do estudo de caso.
Foram aplicados questionários à equipe gestora, professores e a alunos do Centro de
Ensino Médio Tiradentes, em Palmas TO.
A análise dos dados favoreceu uma maior
compreensão quanto à utilização dos recursos tecnológicos na escola e evidenciou
que a escola apresentase
como um espaço onde imperam interesses diversificados,
e que o uso sistematizado das tecnologias na escola depende do compromisso, do
reconhecimento e investimento da gestão escolar, para que professores alunos e
equipe diretiva possam aliar interesses e buscarem juntos, a promoção no uso efetivo
das tecnologias. Nesta perspectiva, constatouse
que o fator que dificulta a utilização
pedagógica do computador e da internet na escola é a ausência da conscientização
quanto à relevância do uso destes meios na prática escolar por parte dos educadores,
para que estes possam ser utilizados como recursos pedagógicos. Portanto, a análise
dos resultados evidenciou que a mudança na maneira como o aluno percebe o uso da
internet e a utilização desta como ferramenta pedagógica depende do posicionamento
da equipe gestora, dos professores e ainda, o redimensionamento na forma como a
gestão escolar atua frente ao uso das tecnologias na escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |