Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMathias, Carmen Vieira
dc.creatorCargnin, Catia
dc.date.accessioned2019-04-12T14:30:31Z
dc.date.available2019-04-12T14:30:31Z
dc.date.issued2018-12-15
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16200
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractDigital technologies are tools can assist the teacher in building and understanding student knowledge. For example, GeoGebra software has tools can enable the process to teaching and learning. Believing in this principle, an activity was proposed to fourteen high school students at a federal school in the interior of Rio Grande do Sul. The research proposed here aimed to reinforce the knowledge of geometry through the activity of constructions of points, straight lines, semi-circles and flat geometric figures, in the computer lab with the help of GeoGebra. Based on this experience, it is inferred that the use of this resource for the learning of initial geometric concepts can be an important tool for the mathematics teacher, who seeks to complement the teaching and learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.titleA utilização do software GeoGebra na geometria plana: uma experiência no ensino médiopor
dc.title.alternativeThe use of software GeoGebra in flat geometry: an experience in middle schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoAs tecnologias digitais são instrumentos que podem auxiliar o professor na construção e compreensão do conhecimento do aluno. Por exemplo, o software GeoGebra possui ferramentas que podem possibilitar o processo de ensinar e aprender. Acreditando neste princípio, foi proposta uma atividade à quatorze discentes de ensino médio, de uma escola federal do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa aqui proposta visou reforçar os conhecimentos de geometria através da atividade de construções de pontos, retas, segmentos de retas, semirretas e figuras planas geométricas, no laboratório de informática com o auxílio do GeoGebra. Com base nessa experiência, infere-se que a utilização do referido recurso para a aprendizagem de conceitos geométricos iniciais, pode ser importante ferramenta para o professor de matemática, que busca complementar o processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto