dc.contributor.advisor | Vieira, Sylvio Andre Garcia | |
dc.creator | Fabris, Bárbara Morais | |
dc.date.accessioned | 2019-04-15T12:32:02Z | |
dc.date.available | 2019-04-15T12:32:02Z | |
dc.date.issued | 2019-03-08 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16209 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | In this work we suggest the presentation of mathematical problems involving Comics, as a way
to innovate the math classes with Media in Education, seeking to improve the process of
teaching and learning in the school environment. Thus, a research is also carried out with
mathematics teachers of the municipal teaching network in order to map the use and
contributions of the media in their classes and / or planning. In this way it can be evidenced that
Media in Education, such as Comic Books contribute to a more pleasurable learning and
captivate the student in a very positive way, leading the student to think and seek solutions in a
more autonomous way, and by the quantity of correct answers it can be affirmed that they had
a good use of the activity. As for the research carried out with teachers of mathematics it can
be said that many find difficulties in the infrastructure of the school regarding technologies, but
even so a good part of them makes use of it in their planning and also in their classes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mídias na educação | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Educational media | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.subject | Comics | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.title | A utilização e a contribuição das mídias no processo de ensino e aprendizagem matemático | por |
dc.title.alternative | The use and contribution of media in the process of teaching and mathematical learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho sugere-se a apresentação de problemas matemáticos envolvendo Histórias em
Quadrinhos, como forma de inovar as aulas de matemática com Mídias na Educação, buscando
melhorar o processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Sendo assim também se
realiza uma pesquisa com professores de matemática da rede municipal de ensino com o intuito
de mapear o uso e as contribuições das mídias em suas aulas e/ou planejamento. Dessa forma
pode-se evidenciar que as Mídias na Educação, como as Histórias em Quadrinhos contribuem
para uma aprendizagem mais prazerosa e cativam o educando de forma muito positiva, levando
o aluno a pensar e buscar soluções de forma mais autônoma, e pela quantidade de acertos
pode-se afirmar que tiveram um bom aproveitamento da atividade. Quanto a pesquisa realizada
com Docentes de matemática pode-se afirmar que muitos encontram dificuldades na
infraestrutura da escola quanto as tecnologias, mas mesmo assim boa parte destes faz o uso
da mesma em seu planejamento e também em suas aulas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |