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dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorFerreira, Rita Marta
dc.date.accessioned2019-04-15T14:38:24Z
dc.date.available2019-04-15T14:38:24Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16217
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper proposes to explain, through a qualitative research, which ways to go in search of a democratic participatory management to improve the quality of student learning. The area chosen for investigation was a public school located in Fortaleza/CE. For both a bibliographic research was performed to define some concepts about topics considered essential for effective democratic management, in this way, we tried to understand the legal mechanisms that underpin democratization of education systems, including the Federal Constitution/1988 when referring to the democratic management of education and LDB 9394/96, especially items that relate to school autonomy and community involvement in school and local decisions that involve the action taken at school. Searching for the definition of a democratic management led us to understand the concepts of democratic management and mechanisms which are references for the execution of this democracy, the role of school management that aims to be democratic, what instruments can guarantee this consolidation and who will be responsible. Who and how to involve all members of the institution turning it into a participatory space? This discussion led us to understand the role of collegiate bodies, especially the School Board, which has the function along with all school and local community, to prepare the Political-Pedagogical Project guiding instrument of democratic management. Based on this information began collecting information on the work done back in school community participation in decisions involving students’ learning, for it was used two instruments the interview and questionnaire, applied to the School Board members and representatives of the school community and guide for the analysis of administrative documents, built by the school. Research in sparked some reflections about the need for local community involvement in school decisions and also the difficulty in promoting the participation and shared responsibility by both management and the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool boardeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleGestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educaçãopor
dc.title.alternativeSchool management: participatory action to improve the quality of educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho propõe explicitar através de uma pesquisa de natureza qualitativa, quais os caminhos a percorrer na busca de uma gestão democrática participativa para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes. O espaço escolhido para investigação foi uma escola municipal localizada no município de Fortaleza/CE. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica para definir alguns conceitos acerca de temas considerados fundamentais para efetivação de uma gestão democrática e, nesse percurso, procurou-se conhecer os mecanismos legais que servem de base para democratização dos sistemas de ensino, dentre eles a Constituição Federal/1988 quando se refere à gestão democrática da educação e a LDB nº9.394/1996, especialmente os artigos que se referem à autonomia da escola e o envolvimento da comunidade escolar e local nas decisões que envolvem as ações desenvolvidas na escola. A busca da definição de uma gestão democrática nos levou a conhecer os conceitos de gestão democrática e quais mecanismos são referências para efetivação dessa democracia, qual o papel da gestão escolar que pretende ser democrática, quais instrumentais pode garantir essa consolidação e quem serão os responsáveis. Quem e como envolver todos os integrantes da instituição transformando-o em um espaço participativo? Esta reflexão nos levou a conhecer o papel dos órgãos colegiados, em especial o Conselho Escolar, que tem a função juntamente com toda comunidade escolar e local, de elaborar o Projeto Político-Pedagógico, instrumento norteador da gestão democrática. Com base nessas informações iniciou-se a coleta de dados sobre o trabalho realizado na escola voltado à participação da comunidade nas decisões que envolvem a aprendizagem dos estudantes. Para tanto foram utilizados dois instrumentais: a entrevista e o questionário - aplicados com os membros do Conselho Escolar e representantes da comunidade escolar - bem como a análise de documentos balizadores da organização administrativa, construídos pela escola. A investigação despertou algumas reflexões acerca da necessidade do envolvimento da comunidade local nas decisões da escola e também a dificuldade em promover a participação e a divisão de responsabilidades, tanto por parte da gestão quanto da comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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