Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorFaleiro, Karina Johann Martins
dc.date.accessioned2019-04-16T11:35:13Z
dc.date.available2019-04-16T11:35:13Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16224
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the process of democratic management in a Municipal elementary school in Sapucaia do Sul (RS). For this, it was necessary to perform a qualitative research, characterized as a case study, in which questionnaires were applied, taking as collaborators the Principal, the school Counselor and four teachers of the first grades. They answered questions regarding the conception of democratic school management, the relationship of these segments with the APM-Parent-Teacher Association, as well as the influence of this collective body in managing the researched site. The concepts of school, teacher and management in the present PPP-Pedagogical Political Project of the institution were also analyzed as a complement of this research. The collected information showed that the democratic school management is seen as a process characterized by participation, in which decisions are collective, always seeking the best for the school as a whole. It was shown that collaborators understand the democratic management as a slow and gradual process and that they realize that their practices may increasingly contribute to its progress. Regarding the relationship of APM -Parent Teacher Association- with the investigated segments, it was shown that it needs to improve its performance, focusing on collective decisions. It was found that the collegiate body contributes to the school administration only financially, but fails in pedagogical and administrative aspects. When analyzing the PPP, it showed a social -critic line which seeks to form critical citizens and the teacher is the one who appreciates the student's experience, contributing to a democratic management and where all seek the best for the school. According to the collaborators' view, the PPP has no function in practice, although they recognize its importance in work organization and in determining the identity of the Institution. Even if the democratic school management is being gradually implemented, all segments of the School need to adhere to this commitment by sharing responsibilities, seeking in daily practice to open the doors of participation in order to accomplish this process successfully.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectAssociação de pais e mestrespor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectParent teacher associationeng
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.titleEscola e gestão democrática: possibilidades e desafiospor
dc.title.alternativeSchool and democratic management: possibilites and challengeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar o processo de gestão democrática em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul (RS). Para isso, se fez necessário realizar uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso, na qual foram aplicados questionários, tendo como colaboradores a Diretora, a Orientadora Pedagógica e quatro Professoras dos Anos Iniciais. As gestoras responderam questões quanto à concepção de gestão escolar democrática, a relação destes segmentos com a APM- Associação de Pais e Mestres, assim como a influência deste órgão colegiado na gestão da Escola pesquisada. Visando complementar a pesquisa, optou-se também por analisar as concepções de escola, professor e gestão presentes no PPP- Projeto Político-Pedagógico da Instituição. As informações coletadas revelaram que a gestão escolar democrática é vista como um processo que se caracteriza pela participação, na qual as decisões são coletivas, buscando sempre o melhor para a escola como um todo. Comprovou-se que os colaboradores percebem a gestão democrática como um processo lento e gradativo, tendo ciência de que suas práticas podem contribuir cada vez mais para o progresso desta. Quanto à relação da APM com os segmentos pesquisados, evidenciou-se que esta necessita aprimorar sua atuação, focando em decisões coletivas. Constatou-se que o órgão colegiado contribui para a gestão escolar apenas financeiramente, deixando a desejar nos aspectos administrativos e pedagógicos. Ao analisar o PPP, este apresentou uma linha crítico-social que busca formar cidadãos críticos, sendo o professor aquele que valoriza a vivência do aluno, contribuindo para uma gestão democrática onde todos buscam o melhor para a escola. Na visão dos colaboradores, o PPP não tem funcionalidade na prática, embora estes reconheçam a importância deste na organização do trabalho e na definição da identidade da Instituição. Mesmo que a gestão escolar democrática venha sendo implementada aos poucos, todos os segmentos da Escola necessitam aderir a este compromisso dividindo responsabilidades, buscando na prática diária abrir as portas da participação a fim de efetivar este processo com sucesso.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto