Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorFerreira, Silviane Miranda
dc.date.accessioned2019-04-16T12:41:10Z
dc.date.available2019-04-16T12:41:10Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16228
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis monograph is the result of a bibliographic search whose goal was to reflect about the relations and influences of democratic school management in the processes of identity construction collective of teachers. The methodological approach contributed to the understanding of the principal themes of your search: democratic school management and collective identity. According to the analyses, it was noted that the school needs to transform its management concept for coordinating a more participatory democracy-management. Are indispensable to ensure the professional development of everyone and the construction of identity collective reflection, creating spaces training partnerships and sharing decisions. The teacher-Manager is presented as primary mediator of these actions. Such considerations confirm that the achievement of goals and objectives, the development of autonomy and troubleshooting are attributes of professionals who are committed and responsible, valuing a school in which all are managers, with the gender of power. The participatory management is a significant alternative to changing conceptions, encouraging that all professionals assume itself as responsible for the actions developed in the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectIdentidade coletivapor
dc.subjectProfessor-gestorpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectCollective identityeng
dc.subjectManager-teachereng
dc.titleGestão escolar democrática e processos de construção da identidade docentepor
dc.title.alternativeDemocratic school management and processes of construction of the identity facultyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia é resultado de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi refletir sobre as relações e influências da gestão escolar democrática nos processos de construção da identidade coletiva de professores. A abordagem metodológica contribuiu para o entendimento das principais temáticas da pesquisa: gestão escolar democrática e identidade coletiva. De acordo com as análises, observou-se que a escola precisa transformar a sua concepção de gestão centralizadora para uma gestão mais democrático-participativa. São imprescindíveis para garantir o desenvolvimento profissional de todos e a construção da identidade coletiva, a reflexão, criação de espaços formativos, parcerias de trabalho e compartilhamento de decisões. O professor-gestor é apresentado como principal mediador destas ações. Tais considerações confirmam que a conquista de metas e objetivos, o desenvolvimento da autonomia e da solução de problemas são atributos dos profissionais comprometidos e responsáveis, valorizando uma escola na qual todos são gestores, com a horizontalização do poder. A gestão participativa é uma alternativa significativa para a mudança de concepções, incentivando que todos os profissionais assumam-se como responsáveis pelas ações desenvolvidas na escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto