dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Ferreira, Silviane Miranda | |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T12:41:10Z | |
dc.date.available | 2019-04-16T12:41:10Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16228 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This monograph is the result of a bibliographic search whose goal was to reflect
about the relations and influences of democratic school management in the
processes of identity construction collective of teachers. The methodological
approach contributed to the understanding of the principal themes of your search:
democratic school management and collective identity. According to the analyses, it
was noted that the school needs to transform its management concept for
coordinating a more participatory democracy-management. Are indispensable to
ensure the professional development of everyone and the construction of identity
collective reflection, creating spaces training partnerships and sharing decisions. The
teacher-Manager is presented as primary mediator of these actions. Such
considerations confirm that the achievement of goals and objectives, the
development of autonomy and troubleshooting are attributes of professionals who
are committed and responsible, valuing a school in which all are managers, with the
gender of power. The participatory management is a significant alternative to
changing conceptions, encouraging that all professionals assume itself as
responsible for the actions developed in the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Identidade coletiva | por |
dc.subject | Professor-gestor | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Collective identity | eng |
dc.subject | Manager-teacher | eng |
dc.title | Gestão escolar democrática e processos de construção da identidade docente | por |
dc.title.alternative | Democratic school management and processes of construction of the identity faculty | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia é resultado de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi
refletir sobre as relações e influências da gestão escolar democrática nos processos
de construção da identidade coletiva de professores. A abordagem metodológica
contribuiu para o entendimento das principais temáticas da pesquisa: gestão escolar
democrática e identidade coletiva. De acordo com as análises, observou-se que a
escola precisa transformar a sua concepção de gestão centralizadora para uma
gestão mais democrático-participativa. São imprescindíveis para garantir o
desenvolvimento profissional de todos e a construção da identidade coletiva, a
reflexão, criação de espaços formativos, parcerias de trabalho e compartilhamento
de decisões. O professor-gestor é apresentado como principal mediador destas
ações. Tais considerações confirmam que a conquista de metas e objetivos, o
desenvolvimento da autonomia e da solução de problemas são atributos dos
profissionais comprometidos e responsáveis, valorizando uma escola na qual todos
são gestores, com a horizontalização do poder. A gestão participativa é uma
alternativa significativa para a mudança de concepções, incentivando que todos os
profissionais assumam-se como responsáveis pelas ações desenvolvidas na escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |