dc.creator | Sául, Tamine Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T14:40:55Z | |
dc.date.available | 2019-04-16T14:40:55Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16231 | |
dc.description.abstract | The present research focuses on one of the specificities of Field Education, which is
the interdisciplinarity, in the Degree in Field Education, in Nature Sciences, in the
state of Rio Grande do Sul. Initially, with the objective to justify the research, it was
necessary to search for the existing academic productions on the subject, in order to
seek the articulations between Field Education and Science Teaching, from the
Portal of Periodicals CAPES, from the Brazilian Digital Library of Theses and
Dissertations (BDTD) and in the minutes of the National Meeting of Research in
Education in Sciences (ENPEC). They formed the corpus of analysis of academic
productions: 3 articles and 1 dissertation. With this, it was possible to perceive that
the subject interdisciplinarity is little discussed in the academic productions of the
area of the Sciences of Nature. Thus, the research problem emerges: In what way is
interdisciplinarity presented and worked on in the Field Education Degrees in the
Area of Natural Sciences in RS? To respond to this problem, the general objective of
the research was to analyze how Interdisciplinarity has been presented and worked,
as well as the specific objectives were to map the courses, to analyze how the
interdisciplinarity is present in the Pedagogical Projects and to understand how the
coordinations of the Courses comprise Interdisciplinarity and its challenges. After the
mapping of the mentioned courses and the analysis of the Pedagogical Projects, the
interviews with the coordinators were scheduled. The analysis took place through
Discursive Textual Analysis and it was possible to identify three emergent final
categories: 1. LEDOC's specifics (LEDOC's Area of Knowledge, The Pedagogy of
Alternation (PA) as articulator of Interdisciplinarity in Ledoc's ' 2. Interdisciplinarity
possibilities in Ledoc's (Axes, themes and study complexes, Generating Theme (TG),
Interdisciplinarity disciplines in LEDOCs) and 3. Challenges to the practice of
interdisciplinarity in Ledoc's. The analyzes allowed to identify that there are specifics
for the Degree in Field Education present in the documents and that are being
followed by the courses, which collaborate so that the interdisciplinarity happens.
They also allow us to see that the courses have built strategies / possibilities, such as
the formatting of semesters, disciplines and work based on themes. And yet, there
were some challenges such as the importance of ongoing formation and spaces for
collective discussions and planning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Licenciatura em educação do campo | por |
dc.subject | Formação por área | por |
dc.subject | Ciências da natureza | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Field education | eng |
dc.subject | Degree in field education | eng |
dc.subject | Training by area | eng |
dc.subject | Science of nature | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | Um olhar sobre a interdisciplinaridade nas licenciaturas em educação do campo, nas ciências da natureza, no Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | A look at interdisciplinarity in field education, in the sciences of nature, in Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como foco um olhar sobre uma das especificidades da
Educação do Campo, que é a interdisciplinaridade, nas Licenciaturas em Educação
do Campo, nas Ciências da Natureza, no estado do Rio Grande do Sul. Em um
primeiro momento, com o objetivo de justificar a pesquisa, percebeu-se necessária a
procura pelas produções acadêmicas existentes sobre o assunto, com intuito de
buscar as articulações entre a Educação do Campo e o Ensino de Ciências, a partir
do Portal de Periódicos CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD) e nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação
em Ciências (ENPEC). Formaram o corpus de análise de produções acadêmicas: 3
artigos e 1 dissertação. Com isso, foi possível perceber que o tema
interdisciplinaridade é pouco discutido nas produções acadêmicas da área das
Ciências da Natureza. Assim, emerge o problema de pesquisa: De que forma a
interdisciplinaridade é apresentada e trabalhada nas Licenciaturas em Educação do
Campo, na Área de Ciências da Natureza, no RS? Para responder a este problema,
o objetivo geral da pesquisa foi analisar como vem sendo apresentada e trabalhada
a Interdisciplinaridade. Os objetivos específicos foram mapear os cursos, analisar de
que forma a interdisciplinaridade está presente nos Projetos Pedagógicos e entender
como as coordenações dos Cursos compreendem a Interdisciplinaridade e seus
desafios. Após o mapeamento dos cursos referidos e da análise dos Projetos
Pedagógicos, agendaram-se as entrevistas com os coordenadores. A análise
ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva e foi possível identificar três
categorias finais emergentes: 1. Especificidades das LEDOC‗s (Formação por área
do conhecimento das LEDOC‗s; A Pedagogia da Alternância (PA) como articuladora
da Interdisciplinaridade nas Ledoc‗s; Agroecologia, Sustentabilidade e Território) 2.
Possibilidades de interdisciplinaridade nas Ledoc‗s (Eixos, temas e Complexos de
estudo; Tema Gerador (TG); Disciplinas mediadoras da interdisciplinaridade nas
LEDOC‗s) e 3. Desafios para a prática da interdisciplinaridade nas Ledoc‗s. As
análises permitiram identificar que existem especificidades para as Licenciaturas em
Educação do Campo presentes nos documentos e que vem sendo seguidas pelos
cursos, as quais colaboram para que a interdisciplinaridade aconteça. Permitem
também ver que os cursos construíram estratégias/possibilidades, como a
formatação dos semestres, das disciplinas e o trabalho a partir de temas. E, ainda,
sinalizaram-se alguns desafios como a importância de uma formação permanente e
de espaços para discussões e planejamentos coletivos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Muenchen, Cristiane | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0008067199219325 | por |
dc.contributor.referee1 | Britto, Néli Suzana Quadros | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7872652524768829 | por |
dc.contributor.referee2 | Auler, Décio | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5197105723843870 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0472734520402886 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Bioquímica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |