dc.contributor.advisor | Bilheri, Diego Fernando Dorneles | |
dc.creator | Leal, Mariana da Luz | |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T12:34:25Z | |
dc.date.available | 2019-04-17T12:34:25Z | |
dc.date.issued | 2019-02-26 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16239 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | Introduction: The Multiprofessional Residency in Health comes to contribute to the training and qualification of health professionals, directly acting in the public system, in order to strengthen the multiprofessional work / training, mainly, providing necessary changes in the work process. Objective: This study describes the perception of the pedagogical role of tutors, field and nucleus, in the training of professionals residing in the Integrated Multiprofessional Residency Program in Management and Hospital Attention in the Public Health System. Methodology: Five tutors, two field and three core tutors participated in this research, who answered a semistructured questionnaire composed of 10 questions. Result/discussion: Through the analysis of the applied questions it was possible to infer the origin of the difficulties punctuated by the field and core tutors. Final Considerations: It was observed that the fragility in the role of the tutor is not directly related to these actors, but as a consequence of the lack of specific training to take office and the lack of valorization of the position. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tutor | por |
dc.subject | Internato não médico | por |
dc.subject | Educação de pós-graduação | por |
dc.subject | Mentors | eng |
dc.subject | Internship | eng |
dc.subject | Nonmedical | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Graduate | eng |
dc.title | O papel dos tutores na formação dos residentes multiprofissionais em saúde | por |
dc.title.alternative | The role of tutors in the training of residents multiprofessionals in health | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | Introdução: A Residência multiprofissional em Saúde vem para contribuir na formação e qualificação dos profissionais da saúde, diretamente atuantes no sistema público, como objetivo de fortalecer a atuação/formação multiprofissional, principalmente, proporcionando mudanças necessárias no processo de trabalho. Objetivo: Este estudo descreve, a percepção do papel pedagógico de tutores, de campo e núcleo, na formação dos profissionais residentes no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde. Metodologia: Participaram desta pesquisa cinco tutores, dois de campo e três de núcleo, que responderam a um questionário semiestruturado, composto por 10 pergunta. Resultado/ discussão: Através da análise das perguntas aplicadas foi possível inferir a origem das dificuldades pontuadas pelos tutores de campo e núcleo. Considerações Finais: Observou-se que a fragilidade no papel do tutor não está diretamente ligada a esses atores, mas na consequência da falta de formação específica para assumir o cargo e a falta de valorização do cargo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |