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dc.contributor.advisorBilheri, Diego Fernando Dorneles
dc.creatorLeal, Mariana da Luz
dc.date.accessioned2019-04-17T12:34:25Z
dc.date.available2019-04-17T12:34:25Z
dc.date.issued2019-02-26
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16239
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2019.por
dc.description.abstractIntroduction: The Multiprofessional Residency in Health comes to contribute to the training and qualification of health professionals, directly acting in the public system, in order to strengthen the multiprofessional work / training, mainly, providing necessary changes in the work process. Objective: This study describes the perception of the pedagogical role of tutors, field and nucleus, in the training of professionals residing in the Integrated Multiprofessional Residency Program in Management and Hospital Attention in the Public Health System. Methodology: Five tutors, two field and three core tutors participated in this research, who answered a semistructured questionnaire composed of 10 questions. Result/discussion: Through the analysis of the applied questions it was possible to infer the origin of the difficulties punctuated by the field and core tutors. Final Considerations: It was observed that the fragility in the role of the tutor is not directly related to these actors, but as a consequence of the lack of specific training to take office and the lack of valorization of the position.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTutorpor
dc.subjectInternato não médicopor
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopor
dc.subjectMentorseng
dc.subjectInternshipeng
dc.subjectNonmedicaleng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectGraduateeng
dc.titleO papel dos tutores na formação dos residentes multiprofissionais em saúdepor
dc.title.alternativeThe role of tutors in the training of residents multiprofessionals in healtheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoIntrodução: A Residência multiprofissional em Saúde vem para contribuir na formação e qualificação dos profissionais da saúde, diretamente atuantes no sistema público, como objetivo de fortalecer a atuação/formação multiprofissional, principalmente, proporcionando mudanças necessárias no processo de trabalho. Objetivo: Este estudo descreve, a percepção do papel pedagógico de tutores, de campo e núcleo, na formação dos profissionais residentes no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde. Metodologia: Participaram desta pesquisa cinco tutores, dois de campo e três de núcleo, que responderam a um questionário semiestruturado, composto por 10 pergunta. Resultado/ discussão: Através da análise das perguntas aplicadas foi possível inferir a origem das dificuldades pontuadas pelos tutores de campo e núcleo. Considerações Finais: Observou-se que a fragilidade no papel do tutor não está diretamente ligada a esses atores, mas na consequência da falta de formação específica para assumir o cargo e a falta de valorização do cargo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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