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dc.contributor.advisorWeiller, Teresinha Heck
dc.creatorRodrigues, Ana Eliza Belizario
dc.date.accessioned2019-04-17T13:47:41Z
dc.date.available2019-04-17T13:47:41Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16243
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe identification of flowcharts related to the users' journey in the mental health network is an important device for reflection and, consequently, for the improvement of the care to the users. Objective of the study is to identify the health services used by mental health users in an FHT. This is an exploratory study, descriptive of a qualitative approach. The data of the study were collected from secondary data, obtained through electronic records of the health information system used by the central municipality of RS. It is worth noting that the total sample of the study consisted of 297 medical records. Of these, 62% that equals 166 users do not have mental health diagnosis, ICD-10 (International Classification of Diseases). It was identified that the users were treated in seven different health services, that is, outside the FHS territory. Regarding the data present in the evolution of the consultations, only three health services had a record of evolution of care in the municipal health information system. Regarding the number of consultations, 56% of users performed sixteen or more consultations; however, 62%, equivalent to 166 users assigned to the territory, lacked an average of three to five consultations in the period studied. In conclusion, even with the implementation of the electronic medical records system, the information obtained is still flawed, since many medical records are incomplete, resulting in a "pilgrim user" who seeks different services to receive care. It should be emphasized that it is necessary to expand and expand the research scenarios of this study to qualify the process, since the study in question was performed only in a FHT. Knowing the limitations of this study makes it necessary to perform expanded, humanized and fully integrated teams of different services that make up the mental health network.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectServiços de saúdepor
dc.subjectPrimary health careeng
dc.subjectMental healtheng
dc.subjectHealth serviceseng
dc.titleServiços de saúde utilizados pelos usuários de saúde mental de uma estratégia de saúde da famíliapor
dc.title.alternativeHealth services used by mental health users of a family health strategyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoA identificação de fluxogramas referente ao percurso dos usuários na rede de saúde mental é um importante dispositivo para a reflexão e, consequentemente, para o aprimoramento do cuidado aos usuários. Objetivo do estudo é identificar os serviços de saúde utilizados pelos usuários de saúde mental em uma ESF. Trata-se de estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa. Os dados do estudo foram coletados a partir de dados secundários, obtidos por meio de prontuários eletrônicos do sistema de informação em saúde utilizado pelo município central do estado do RS. Destaca-se que a amostra total do estudo foi composta por 297 prontuários. Destes, 62% que equivale 166 usuários não possuem diagnóstico de saúde mental, CID-10 (Classificação Internacional de Doenças). Identificou-se que os usuários foram atendidos em sete serviços de saúde diferentes, ou seja, fora do território da ESF. Em relação aos dados presentes nas evoluções das consultas apenas três serviços de saúde possuíam registro de evolução do atendimento no sistema de informação de saúde do município. Em relação ao número de consultas 56% de usuários realizaram dezesseis ou mais consultas, entretanto, 62%, que equivalem a 166 usuários adscrito no território, faltaram em média de três a cinco consultas no período estudado. Por concluinte percebe-se que mesmo com a implementação do sistema eletrônico de prontuários, as informações obtidas ainda são falhas, pois muitos prontuários são incompletos, acarretando em um “usuário peregrino”, que busca diferentes serviços para receber o cuidado. Salienta-se que é preciso ampliar e expandir os cenários de pesquisa deste estudo para qualificação do processo, visto que o estudo em questão foi realizado apenas em uma ESF. Ao conhecer as limitações deste estudo torna-se necessária a atuação ampliada, integral e humanizada das equipesem diferentes serviços que constituem a rede de saúde mental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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