dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Floriano, Patrícia de Almeida Cunha | |
dc.date.accessioned | 2019-04-18T12:33:46Z | |
dc.date.available | 2019-04-18T12:33:46Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16255 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze how the process of school community participation is
occurring in a school of the central region of Rio Grande do Sul about the bias of the
principles of a democratic management. The research was characterized as a field
survey of qualitative type, which analyzed the school's Political-Pedagogical Project
and took in account aspects of whether there is or not a really democratic
administration where there should be participation by all individuals involved in
school. Observations and semi-structured interviews with the leadership team,
teachers, parents, students and employees were also used taking in consideration
the objective of this research. The interviews were taped, transcribed and analyzed
according to content analysis. I found that the participation of school community is
not yet absolute, due to lack of real parental participation and lack of interest and
motivation from the school individuals, as well as the non-consolidation of the
relationship between parents, students and teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | School community | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Um estudo de caso sobre a participação da comunidade escolar em uma escola da região central do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | A case study on the participation of the community school in a school of the central region of Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetivou analisar como está ocorrendo o processo de participação da
comunidade escolar em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da região
central do Rio Grande do Sul sobre o viés dos princípios de uma gestão
democrática. A mesma caracterizou-se como uma pesquisa de campo do tipo
qualitativa, em que foi analisado o Projeto Político-Pedagógico da Escola e foram
levados em conta aspectos existentes de uma gestão democrática, como a
participação de todos os sujeitos envolvidos pela Escola. Foram utilizados também
observações e entrevista semi-estruturada com a equipe diretiva, professores, pais,
alunos e funcionários. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de
acordo com análise de conteúdo. Constatou-se que a participação da comunidade
escolar ainda não é total devido a implicações como a falta de uma real participação
dos pais e pela falta de interesse e motivação por parte dos mesmos na Escola,
assim como a não consolidação da articulação entre pais, alunos e professores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |