dc.contributor.advisor | Konrath, Mary Lúcia Pedroso | |
dc.creator | Detânico, Adriana Soares | |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T13:15:47Z | |
dc.date.available | 2016-05-20T13:15:47Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1625 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present article has for objective to identify which abilities and competences can be developed through the use of the digital educational games in practical the pedagogical one of the Infantile Education using itself of the computer as facilitates tool of the process of learning in the proportionate space for educative computer science. One searched through theoretical inquiry I practice to analyze the development of the necessary abilities for the use of the computer and the competences promoted in pupils of different ages bands, social levels, economic and cognitive. This study and it analyzes occurred during the period of four weeks consecutive during the lessons of computer science of the groups of Maternal II and Daily pay - School and the B of the Center of Infantile education House of the Child, institution of education of the city of Santa Maria, RS, that conclude after analyzes of the comments that the digital games are important and basic resources for the infantile development, developing of pleasant form necessary abilities the construction of the citizen. To learn through the playful one and to provide live deeply it to the child of the spontaneity, the socialization, the symbolisms, the representations, the constructions and reconstructions, the experimentation of new forms to become as To be thinking and agent. E introduction it the academic world in a way that respects its infancy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Informática educativa | por |
dc.subject | Jogos educacionais digitais | por |
dc.title | O uso de jogos digitais na educação infantil no CEI Casa da Criança: habilidades e competências desenvolvidas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem por objetivo descrever o processo e os resultados do estudo que buscou identificar quais habilidades e competências podem ser desenvolvidas através do uso dos jogos educacionais digitais na prática pedagógica da Educação Infantil, utilizando-se do computador como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem em um espaço proporcionado pela informática educativa. Buscou-se através de investigação teórico pratica analisar o desenvolvimento das habilidades necessárias na interação do sujeito com o objeto de estudo/conhecimento computador e as competências promovidas em alunos de faixa etária dos três anos aos seis anos de idade. Este estudo partiu de uma revisão teórica e posterior análise que ocorreu durante o período de quatro semanas consecutivas durante as aulas de informática das turmas de Maternal II e Pré–Escola A e B do Centro de Educação Infantil Casa da Criança, instituição de ensino do município de Santa Maria, RS. A principal conclusão após a realização das observações é que os jogos digitais são recursos importantes de serem trabalhados na Educação Infantil, em virtude de propiciarem o desenvolvimento de forma prazerosa de habilidades motoras, cognitivas, afetivas dentro outras, necessárias a construção de conhecimentos do sujeito. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |