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dc.creatorBarbieri, Claudir Dias
dc.date.accessioned2019-04-18T14:27:14Z
dc.date.available2019-04-18T14:27:14Z
dc.date.issued2018-08-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16261
dc.description.abstractThe objective of this work is to present and demonstrate the reflective properties of the conics, as well as to understand why these geometric figures have fascinated mathematicians since antiquity. Mathematical demonstrations were prioritized with the help of Geometry and Algebra. The use of differential and integral calculus resources was avoided, since this work is aimed at the students of the Middle School, who do not have knowledge of these mathematical resources. In a first moment we analyzed the reasons why these geometric figures receive so little attention in the curriculum of Middle School. It was opportune to analyze a small collection of books recommended by the Ministry of Education (MEC), listed in National Textbook Program (PNLD). It is possible to perceive a very superficial approach to conics, especially hyperbole and ellipse, although the parable in some books is studied in more depth, normaly representing the graphic of a quadratic function. Next we present a brief exposition on the historical origins of the conics, where we highlight the four main protagonists of the theme: Pythagoras, Euclid, Archimedes and Apollonius. We study, separately, each conic from its definition, followed by an algebraic development to find the equation that defines it. We emphasize their reflective properties and how to use them in the creation of technological equipment that helps in the scientific evolution of man. Following are examples of equipment that use technology using the principles of conics. The software Geogebra, Paint.net, Google Sketchup 8.0 and Gimp 2.0, were used as computational tools to elaborate the figures in this work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPropriedade das cônicaspor
dc.subjectElipsepor
dc.subjectHipérbolepor
dc.subjectParábolapor
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.titleCônicas e suas propriedades refletoraspor
dc.title.alternativeConical and its reflective propertieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar e demonstrar as propriedades refletoras das cônicas, bem como entender o porquê destas figuras geométricas fascinarem os matemáticos desde a antiguidade. Foram priorizadas as demonstrações matemáticas com o auxílio da Geometria e Álgebra. Evitou-se a utilização de recursos do cálculo diferencial e integral, haja vista que este trabalho é voltado aos alunos do ensino Médio, os quais não possuem conhecimento desses recursos matemáticos. Em um primeiro momento analisamos os motivos de estas figuras geométricas receberem tão pouca atenção no currículo do ensino Médio. Foi oportuno analisarmos uma pequena coletânea de livros recomendados pelo Ministério da Educação (MEC), constantes no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). É possível perceber uma abordagem muito superficial em relação às cônicas, especialmente a hipérbole e a elipse, embora a parábola, em alguns livros, seja estudada com mais profundidade, normalmente representando o gráfico de uma função quadrática. Em seguida, apresentamos uma breve exposição sobre as origens históricas das cônicas, onde destacamos os quatro principais protagonistas do tema: Pitágoras, Euclides, Arquimedes e Apolônio. Estudamos, separadamente, cada cônica a partir de sua definição, seguido de um desenvolvimento algébrico para encontrarmos a equação que a define. Ressaltamos suas propriedades refletoras e como usá-las na criação de equipamentos tecnológicos que ajudem na evolução científica do homem. Dando continuidade apresentamos exemplos de equipamentos que usam tecnologia utilizando os princípios das cônicas. Os softwares Geogebra, Paint.net, Google Sketcup 8.0 e Gimp 2.0, foram utilizados como ferramentas computacionais para a elaboração das figuras neste trabalho.por
dc.contributor.advisor1Gomes, Denilson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8116912195059700por
dc.contributor.referee1Buligon, Lidiane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755671184790141por
dc.contributor.referee2Oliveira, Vinicius de Abreu
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2010283569069232por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6840745342448869por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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