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dc.creatorPereira, Fabiana da Costa
dc.date.accessioned2019-04-18T19:51:17Z
dc.date.available2019-04-18T19:51:17Z
dc.date.issued2018-03-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16268
dc.description.abstractThis research has as its theme the citizenship education in public TVs, delimited in subjects related to educational TV, looking specifically to the programs of the local TVE of Porto Alegre, RS. The central issue proposed to problematize the theme is defined in the question: how can public TV trigger citizenship education strategies from its own programming? The justification for its execution is the urgent need for changes in the conformation of the Brazilian communication system that is configured with the commercial channels in the open system and most of the public communication channels in the paid system. This proposal for change will only take place with pressure from the population at the National Congress to review the public concessions of the Brazilian broadcasting sector. In this sense, we understand that it is the role of public communication itself to educate the population in the pursuit of citizenship, including in this perspective the right to communication, considering the right to receive, produce and disseminate information. Actions that will lead to the democratization of the communication in the country and the real purpose of public communication, which should complement the private and public system. The general objective of this study is to analyze the citizenship education strategies triggered by the broadcast of the local TVE of Porto Alegre. The specific objectives seek to problematize the understanding of citizenship education in the context of a public TV; to investigate the local broadcast by TVE of Porto Alegre and to identify the citizenship education strategies of the local TV. The methodology is qualitative in nature, carried through a case study. The method of analysis is based on the textual analysis of audiovisual material, from Casetti and Chio (1999). In the final considerations, we identified some steps already taken by TVE towards a citizenship education throughout strategies that are present in the programming, like the presence of different groups, the perception of various perspectives, space for local events that depart from the reality of the communities, detail information, between others. However, at the same time, there is a maintenance of the journalistic practices of commercial vehicles, especially regarding the format of the programs and forms of participation that are still very linked to interviews. In this sense, it is urgent to think about the “how to” of journalism and the protagonist role of the population in a perspective where citizenship education becomes effective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação para a cidadaniapor
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectTevê educativapor
dc.subjectEstratégias comunicacionaispor
dc.subjectTVE de Porto Alegrepor
dc.subjectCitizenship educationeng
dc.subjectPublic communicationeng
dc.subjectEducational TVeng
dc.subjectCommunication strategieseng
dc.subjectTVE of Porto Alegreeng
dc.titleEducar para a cidadania por meio da programação da tevê pública: a experiência da TVE de Porto Alegre/RSpor
dc.title.alternativeEducation for citizenship by means of public tv programming: the experiences of TVE from Porto Alegre/RSeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese tem como tema a educação para a cidadania nas tevês públicas, delimitado em assuntos relacionados às tevês educativas, especificamente num olhar sob a programação própria da TVE de Porto Alegre, RS. A questão central proposta para problematizar o tema está definida na pergunta: como a TVE aciona estratégias de educação para a cidadania na sua programação própria? A justificativa de sua execução é a urgente necessidade de mudanças na conformação do sistema de comunicação brasileiro que está configurado com os canais comerciais no sistema aberto e grande parte dos canais de comunicação pública no sistema pago. Essa proposição de mudança só se realizará quando houver pressão da população junto ao Congresso Nacional para que sejam revistas as concessões públicas do setor de radiodifusão brasileiro. Nesse sentido, entendemos que é papel da própria comunicação pública educar a população na busca da cidadania, incluindo nessa perspectiva o direito à comunicação, considerando o direito a receber, produzir e difundir informações. Ações que levarão à democratização da comunicação no país e ao real propósito da comunicação pública, que deverá complementar o sistema privado e estatal. O objetivo geral deste estudo é analisar as estratégias de educação para a cidadania acionadas pela programação própria da TVE de Porto Alegre. Os objetivos específicos buscam problematizar o entendimento sobre educação para a cidadania no contexto de uma tevê pública; examinar a programação própria veiculada pela TVE de Porto Alegre e identificar as estratégias de educação para a cidadania acionadas pela programação. A metodologia é de natureza qualitativa, realizada através de estudo de caso. O método de análise tem por base a análise textual de material audiovisual, a partir de Casetti e Chio (1999), somado à análise documental e às entrevistas em profundidade. Nas considerações finais identificamos alguns passos da TVE em direção a uma educação para a cidadania a partir de estratégias presentes na programação, como a presença de diferentes grupos, o olhar através de perspectivas variadas, espaço para os acontecimentos locais e que partem da realidade das comunidades, as informações detalhadas, entre outros. Porém, ao mesmo tempo, há uma manutenção das práticas jornalísticas dos veículos comerciais, principalmente no que diz respeito ao formato dos programas e formas de participação ainda muito vinculadas às entrevistas. Nesse sentido, é premente pensar o fazer jornalístico e o papel de protagonista da população numa perspectiva onde a educação para a cidadania se faça efetiva.por
dc.contributor.advisor1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717por
dc.contributor.referee1Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9962424591141586por
dc.contributor.referee2Coutinho, Iluska Maria da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068648540073233por
dc.contributor.referee3Brignol, Liliane Dutra
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983909606938283por
dc.contributor.referee4Barbosa, Silvio Henrique Vieira
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189660393475038por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9591372226114596por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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