Orientações estratégicas, práticas de gestão da cadeia de suprimentos sustentável e triple bottom line performance: framework conceitual e evidências empíricas
Resumo
As empresas buscam cada vez mais melhorias estratégicas e operacionais para produzir bens
e serviços mais competitivos. Além disso, precisam equilibrar questões econômicas com a
preservação do meio ambiente e da saúde e do bem-estar das pessoas. Esta tese tem como
objetivo desenvolver e testar um modelo para identificar as relações entre orientações estratégicas
(inovação, reputação e eficiência), práticas da gestão da cadeia de suprimentos sustentável
(para frente e reversa) e triple bottom line performance (econômica, ambiental e social). Para
isso são elaborados dois artigos. O Artigo I, intitulado “A Framework of Strategic Orientations,
Sustainable Supply Chain Management Initiatives and Triple Bottom Line Performance”,
tem com objetivo propor um framework conceitual para verificar se existem relações entre as
orientações estratégicas, as práticas da gestão da cadeia de suprimentos sustentável e o triple
bottom line performance. A abordagem metodológica é a pesquisa qualitativa. A revisão da
literatura permitiu o aprofundamento dos assuntos abordados, bem como identificar lacunas de
pesquisa a serem investigadas a partir do estado da arte. As proposições levantadas indicam
que as decisões estratégicas e operacionais precisam considerar aspectos internos e externos à
organização; as orientações estratégicas de inovação, reputação e eficiência são antecedentes
à adoção das práticas de gestão da cadeia de suprimentos sustentável; e a adoção de práticas
sustentáveis na cadeia de suprimentos para frente e reversa leva a melhorias na performance
empresarial medida pelas dimensões econômica, ambiental e social. Tais proposições levaram
ao desenvolvimento do Artigo II, intitulado “Strategic Orientations, Sustainable Supply Chain
Management Initiatives and Triple Bottom Line Performance: empirical evidences from U.S.
automotive industry”, que tem como objetivo desenvolver e testar um modelo teórico integrado
sobre as relações identificadas no framework conceitual. A metodologia deste estudo consiste
em pesquisa quantitativa. Um instrumento de pesquisa survey foi desenvolvido e enviado a indústrias
manufatureiras do setor automotivo dos Estados Unidos. Foram obtidas 210 respostas.
Os resultados da estimação do modelo integrado através da modelagem de equações estruturais
indicam uma relação significativa e negativa entre a orientação estratégica de inovação e as
práticas da cadeia de suprimentos para frente e cadeia de suprimentos reversa. A orientação estratégica
de reputação apresentou uma relação significativa e positiva com as práticas da cadeia
de suprimentos para frente e cadeia de suprimentos reversa. A cadeia de suprimentos reversa
apresentou relação significativa e positiva com a performance ambiental e social. Este estudo
apresenta novidades ao discutir as orientações estratégicas de inovação, reputação e eficiência
ainda pouco investigadas, considerar as práticas reversas como parte da cadeia de suprimentos
sustentável, por medir o triple bottom line performance, especialmente a dimensão social, e por
propor um modelo que integra questões estratégicas, operacionais e de desempenho.
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