dc.creator | Oliveira, Oneide | |
dc.date.accessioned | 2019-04-22T11:01:38Z | |
dc.date.available | 2019-04-22T11:01:38Z | |
dc.date.issued | 2018-08-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16270 | |
dc.description.abstract | This dissertation presents a possibility of the use of didactic materials in the teaching of Mathematics. In order to develop this work, dominoes were used as a pedagogical resource, seeking contributions as to their applicability so that a significant learning of the properties of addition and multiplication of natural numbers, certain algebraic properties, prominence for notable products, Girard relation and sums of arithmetic progressions, as well as in the use in Fibonacci sequences. The efficiency of the use of these materials was evidenced with the application of a teaching proposal regarding the properties of addition and multiplication of the natural numbers to the students of the 6th grade of Elementary School of the Escola Estadual de Ensino Médio São Izidro. After applying the teaching proposal, it was possible to verify that the dominoes, as a manipulative material, allowed for the variability of different examples and, therefore, a better understanding of what was being proposed, generating a significant increase of knowledge acquired in relation to properties studied. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Dominós | por |
dc.subject | Aritmética | por |
dc.subject | Álgebra | por |
dc.subject | Fibonacci | por |
dc.subject | Methodology | eng |
dc.subject | Dominoes | eng |
dc.subject | Arithmetic | eng |
dc.subject | Algebra | eng |
dc.title | Dominós como recurso didático para o ensino de matemática | por |
dc.title.alternative | Dominoes as a resource for teaching mathematics | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta uma possibilidade do uso de materiais didáticos no ensino da Matemática. Para desenvolver esse trabalho foram utilizados dominós como recurso pedagógico, buscando contribuições quanto à sua aplicabilidade de forma que ocorra uma aprendizagem significativa das propriedades da adição e multiplicação dos números naturais, de certas propriedades algébricas, destaque para produtos notáveis, relação de Girard e somas de progressões aritméticas, bem como no uso em sequências de Fibonacci. A eficiência do uso desses materiais foi comprovada com a aplicação de uma proposta de ensino referente às propriedades da adição e multiplicação dos números naturais aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio São Izidro. Após a aplicação da proposta de ensino, foi possível verificar que os dominós, por ser um material manipulativo, permitiu a variabilidade de diferentes exemplos e, por conseguinte, melhor compreensão daquilo que estava sendo proposto, gerando um aumento significativo dos conhecimentos adquiridos em relação às propriedades estudadas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Stabel, Eduardo Casagrande | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6402813587470564 | por |
dc.contributor.referee1 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.contributor.referee2 | Nery, Janice | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7660500486146926 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278761795796026 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |