Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Oneide
dc.date.accessioned2019-04-22T11:01:38Z
dc.date.available2019-04-22T11:01:38Z
dc.date.issued2018-08-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16270
dc.description.abstractThis dissertation presents a possibility of the use of didactic materials in the teaching of Mathematics. In order to develop this work, dominoes were used as a pedagogical resource, seeking contributions as to their applicability so that a significant learning of the properties of addition and multiplication of natural numbers, certain algebraic properties, prominence for notable products, Girard relation and sums of arithmetic progressions, as well as in the use in Fibonacci sequences. The efficiency of the use of these materials was evidenced with the application of a teaching proposal regarding the properties of addition and multiplication of the natural numbers to the students of the 6th grade of Elementary School of the Escola Estadual de Ensino Médio São Izidro. After applying the teaching proposal, it was possible to verify that the dominoes, as a manipulative material, allowed for the variability of different examples and, therefore, a better understanding of what was being proposed, generating a significant increase of knowledge acquired in relation to properties studied.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectDominóspor
dc.subjectAritméticapor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectFibonaccipor
dc.subjectMethodologyeng
dc.subjectDominoeseng
dc.subjectArithmeticeng
dc.subjectAlgebraeng
dc.titleDominós como recurso didático para o ensino de matemáticapor
dc.title.alternativeDominoes as a resource for teaching mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma possibilidade do uso de materiais didáticos no ensino da Matemática. Para desenvolver esse trabalho foram utilizados dominós como recurso pedagógico, buscando contribuições quanto à sua aplicabilidade de forma que ocorra uma aprendizagem significativa das propriedades da adição e multiplicação dos números naturais, de certas propriedades algébricas, destaque para produtos notáveis, relação de Girard e somas de progressões aritméticas, bem como no uso em sequências de Fibonacci. A eficiência do uso desses materiais foi comprovada com a aplicação de uma proposta de ensino referente às propriedades da adição e multiplicação dos números naturais aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio São Izidro. Após a aplicação da proposta de ensino, foi possível verificar que os dominós, por ser um material manipulativo, permitiu a variabilidade de diferentes exemplos e, por conseguinte, melhor compreensão daquilo que estava sendo proposto, gerando um aumento significativo dos conhecimentos adquiridos em relação às propriedades estudadas.por
dc.contributor.advisor1Stabel, Eduardo Casagrande
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6402813587470564por
dc.contributor.referee1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee2Nery, Janice
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7660500486146926por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278761795796026por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International