dc.contributor.advisor | Prevedello, Clarissa Felkl | |
dc.creator | Quadros, Amanda Maciel de | |
dc.date.accessioned | 2019-04-22T15:42:11Z | |
dc.date.available | 2019-04-22T15:42:11Z | |
dc.date.issued | 2011-10-21 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16281 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The inclusion of the Information and Communication Technologies and new practices that must be addressed by the faculty and their instructors in the school environmenthas been debated a lot. Therefore, the present article analyses how educational technologies can propitiate innovations inthe school environment. The main factors that involve the use of these technologies in educational atmospherearebibliographic reviews and a triple challenge: anthropological, philosophical and socio-political highlights. It alsoattemptsto make a reflection about the contributions that the simultaneity between present and virtual worlds can propitiate for educational innovations to understand the evolution of technologies and analyze the peculiarity of different modalities they provide. In addition, curricular innovation and new educational perspectives that are necessary when dealing with innovation in an educational environment are approached to better understand the necessary investment in the training of instructors for new profile of students found at educative institutions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Innovation | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.title | Inovações educacionais propiciadas pelas tecnologias | por |
dc.title.alternative | Educational innovations due to technologies | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação nos espaços escolares vem se debatendo muito a questão das novas práticas que devem ser abordadas pelo corpo docente e suas instituições. Dessa forma, o presente artigo analisa de que forma as tecnologias educacionais podem propiciar inovações nos espaços escolares. Por meio de uma revisão bibliográfica e de um desafio triplo: antropológico, filosófico e sócio-político destacar-se-á os principais fatores que envolvem o uso dessas tecnologias em ambientes educativos. Também, busca-se fazer uma reflexão sobre as contribuições que a simultaneidade entre os mundos presencial e virtual podem trazer para as inovações educativas a fim de compreender a evolução das tecnologias e analisar as peculiaridades das diferentes modalidades que elas proporcionam. Além disto, é abordada a temática de inovação curricular e as novas perspectivas educacionais que se fazem necessárias quando tratamos de inovações nos espaços educativos, para compreender a necessidade de investimentos na formação de professores perante o novo perfil de alunos que encontram-se nas instituições educativas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |