dc.contributor.advisor | Fioreze, Leandra Anversa | |
dc.creator | Quatrin, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T11:49:54Z | |
dc.date.available | 2019-04-23T11:49:54Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16283 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a research conducted in classroom, emphasizing the use of
technological learning resources such as learning objects and the calculator in
learning decimal numbers. The activity was conducted in the second school semester
of 2012, with students of the 5th year of School Antônio Alves Ramos in the town of
Santa Maria, RS. The teaching methodology was based on Problem Solving, taking
as reference the work done by the authors: D'Ambrosio (1990), Dante (1991), Polya
(1995), emphasizing new ways to teach decimal numbers and its importance in daily
life. Students were divided in groups of ten to accomplish each activity being
proposed three activities that were done in alternate way. The students liked the
activities developed and this activities allowed them to remember concepts already
studied, thereby improving the learning. Thus, the use of technological resources
combined with problem solving is an alternative to the teaching of decimal numbers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Números decimais | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Learning objects | eng |
dc.subject | Decimal numbers | eng |
dc.subject | Problem solving | eng |
dc.title | O uso de distintos recursos para a aprendizagem dos números decimais | por |
dc.title.alternative | The distinct uses of resources to learning decimal numbers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida em sala de aula, enfatizando a
utilização de recursos didáticos tecnológicos, como os objetos de aprendizagem, e a
calculadora, como suporte para a aprendizagem de números decimais. A atividade
foi realizada no segundo semestre letivo de 2012, com alunos do 5ª ano do Colégio
Antônio Alves Ramos na cidade de Santa Maria, RS. A metodologia de ensino
baseou-se na Resolução de Problemas, tendo como referenciais os trabalhos
desenvolvidos pelos autores: D'Ambrosio (1990), Dante (1991), Polya (1995), com
destaque para as novas maneiras de ensinar os números decimais e a sua
importância na vida diária. Os alunos foram divididos em grupos de dez para realizar
cada tarefa, sendo propostas três atividades que eram feitas na forma de
revezamento. As atividades desenvolvidas agradaram os alunos e permitiram que
relembrassem conceitos já estudados, melhorando, assim, a aprendizagem. Dessa
forma, o uso dos recursos tecnológicos, aliados à Resolução de Problemas, surge
como uma alternativa para o ensino dos números decimais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |