Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversa
dc.creatorQuatrin, Cristina
dc.date.accessioned2019-04-23T11:49:54Z
dc.date.available2019-04-23T11:49:54Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16283
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper presents a research conducted in classroom, emphasizing the use of technological learning resources such as learning objects and the calculator in learning decimal numbers. The activity was conducted in the second school semester of 2012, with students of the 5th year of School Antônio Alves Ramos in the town of Santa Maria, RS. The teaching methodology was based on Problem Solving, taking as reference the work done by the authors: D'Ambrosio (1990), Dante (1991), Polya (1995), emphasizing new ways to teach decimal numbers and its importance in daily life. Students were divided in groups of ten to accomplish each activity being proposed three activities that were done in alternate way. The students liked the activities developed and this activities allowed them to remember concepts already studied, thereby improving the learning. Thus, the use of technological resources combined with problem solving is an alternative to the teaching of decimal numbers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectNúmeros decimaispor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectLearning objectseng
dc.subjectDecimal numberseng
dc.subjectProblem solvingeng
dc.titleO uso de distintos recursos para a aprendizagem dos números decimaispor
dc.title.alternativeThe distinct uses of resources to learning decimal numberseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida em sala de aula, enfatizando a utilização de recursos didáticos tecnológicos, como os objetos de aprendizagem, e a calculadora, como suporte para a aprendizagem de números decimais. A atividade foi realizada no segundo semestre letivo de 2012, com alunos do 5ª ano do Colégio Antônio Alves Ramos na cidade de Santa Maria, RS. A metodologia de ensino baseou-se na Resolução de Problemas, tendo como referenciais os trabalhos desenvolvidos pelos autores: D'Ambrosio (1990), Dante (1991), Polya (1995), com destaque para as novas maneiras de ensinar os números decimais e a sua importância na vida diária. Os alunos foram divididos em grupos de dez para realizar cada tarefa, sendo propostas três atividades que eram feitas na forma de revezamento. As atividades desenvolvidas agradaram os alunos e permitiram que relembrassem conceitos já estudados, melhorando, assim, a aprendizagem. Dessa forma, o uso dos recursos tecnológicos, aliados à Resolução de Problemas, surge como uma alternativa para o ensino dos números decimais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto