A construção de mosaicos no plano por um aluno com transtorno do espectro autista
Fecha
2018-08-23Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente pesquisa teve como objetivo verificar indícios de aprendizagem significativa em mosaicos construídos no plano, como produto de transformações geométricas com polígonos regulares, por um aluno com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tal transtorno caracteriza-se por sintomas comportamentais de um indivíduo que comprometem a socialização, comunicação e comportamento constituindo a tríade de sintomas autísticos, compondo um espectro do nível mais brando de sintomas ao mais grave. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) que consiste em relacionar conhecimentos prévios e conhecimentos novos é o aporte teórico a embasar essa pesquisa. A presença e a ausência de conhecimentos prévios do aluno, sobre alguns conceitos geométricos necessários à construção de mosaicos, foram detectados a partir de algumas atividades planejadas com esse propósito. Posteriormente pôs-se em prática uma sequência didática que foi planejada, e aplicada em oito sessões, levando em consideração o que foi ou não detectado como conhecimentos prévios específicos junto à particularidade do participante da pesquisa de ser autista. Nas sessões foram inseridos organizadores prévios necessários e em seguida materiais potencialmente significativos como polígonos confeccionados com materiais concretos e manipulação do software GeoGebra. A análise dos resultados mostra que a metodologia adotada favoreceu a condição do aluno e a partir do que se observou, durante a sequência didática, houve indícios de aprendizagem significativa com a interação, total e algumas vezes parcial, de conhecimentos prévios e novos. Essa pesquisa também aponta para a inexpressiva quantidade de pesquisas sobre o TEA em Programas de Pós-graduação em Educação/Ensino Matemática e considera relevante poder contribuir ao programa que está vinculada e especialmente, com a Educação Matemática ao apontar uma possibilidade de aprendizagem significativa de alguns conteúdos geométricos por um aluno com TEA.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: