Atributos físicos de um latossolo, sistema radicular e produtividade da soja sob tráfego controlado em plantio direto no sul do Brasil
Resumo
A compactação do solo ocorre em virtude das passadas desordenadas de máquinas verificadas no tráfego tradicional. O planejamento das linhas de tráfego e ajustes de largura de trabalho e bitola de máquinas agrícolas permitem a adoção do tráfego controlado. Esse tipo de tráfego visa concentrar a compactação nos mesmos locais em todas as atividades agrícolas, buscando manter os locais sem tráfego em condições favoráveis ao desenvolvimento das plantas. O objetivo desse trabalho foi analisar os atributos físicos de um Latossolo Vermelho Distrófico típico, o comprimento do sistema radicular e produtividade das culturas soja e aveia submetidas a diferentes tipos de tráfego agrícola sob plantio direto (PD). O estudo foi conduzido em uma área comercial de 89 ha no município de Carazinho, RS, manejada sob PD por aproximadamente 20 anos. Os tratamentos foram constituídos pelos tipos de tráfego: tradicional (TT), controlado (TC) e alternado anual (TAA). Para intensidades de tráfego os seguintes tratamentos foram adotados: máximo (Tma), máximo há um ano (Tma1), máximo há dois anos (Tma2), médio (Tme), médio há um ano (Tme1), médio há dois anos (Tme2) e sem tráfego (ST). Este estudo apresenta na primeira parte, as alterações nas propriedades físico-hídricas do solo e produtividade da cultura da soja e aveia. Foram avaliados a densidade (DS), macroporosidade (Macro), microporosidade (Micro), porosidade total (PT) em 4 épocas, resistência a penetração do solo (RP) em 7 épocas, taxa de infiltração de água no solo em 2 épocas, 3 safras de soja e 1 de aveia, entre 2015 e 2018. Na segunda parte do trabalho, foi analisada a relação das intensidades de tráfego com o desenvolvimento radicular e produtividade da cultura da soja na safra 2017/18. No terceiro trabalho os resultados do primeiro e segundo trabalhos foram relativizados para hectare, e avaliados para cada tipo de tráfego, bem como a lucratividade e o retorno econômico. No primeiro estudo foram constatados redução da DS e aumento da Macro na superfície do solo, a infiltração acumulada foi incrementada nos locais sem tráfego dos tratamentos TC e TAA. A produtividade da soja safra 2016/17 foi incrementada na nos tratamentos ST, Tme1 e Tma1, para a aveia o tratamento mais produtivo foi TAA ST. No segundo estudo o efeito dos sulcadores sob as antigas linhas de tráfego foi temporário, não sendo percebido após dois anos do deslocamento das linhas de tráfego. Não houve diferença significativa para os resultados de comprimento radicular, ocorrendo o mesmo para produtividade de soja. Para o terceiro estudo foi verificado o incremento produtivo acumulado para os tráfegos TC e TAA, bem como a maior rentabilidade e o menor tempo para o retorno do investimento no tratamento TC. Assim, verifica-se que TAA deve ser avaliado por período mais longo a fim de determinar o quão benéfico é ao solo as mudanças planejadas das linhas de tráfego. E conclui-se que a adoção do TC proporciona melhoras na estrutura física do solo, aumenta a infiltração acumulada e propicia lucratividade e incremento produtivo.
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