dc.creator | Machiavelli, Marina | |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T15:42:28Z | |
dc.date.available | 2019-04-30T15:42:28Z | |
dc.date.issued | 2018-03-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16344 | |
dc.description.abstract | This dissertation aims, by a reception bias, to investigate use and appropriation of books by
adolescent readers, in order to understand the impact of digital support in the ways adolescents
read, through the mediation of sociability, ritualism and technicality. The main problem is: How
does internet transform reading practices of adolescents? The foundation of the research is the
cultural studies, specially the theoretical-methodological perspective of Martín-Barbero (2003)
mediations. Methodologically, it was developed an exploratory study organised in two stages,
the first was the application of forms and informal interviews in 2016 and the application of
forms in 2017. The second stage of the exploratory study was the selection of the sample to
which the semi-structured int/erviews were applied. In the next phase it was formed a discussion
group with the interviewed adolescents in order to debate together reading practices and how
they are related to books and the new media. The specific goals of this dissertation are: a) to
comprehend the habits and preferences of Santa Maria (Brazil) adolescent readers; b) to identify
possible changes in reading practices through the access of digital media; c) to analyse the
importance of books to adolescents. The analysis was based in the categories listed from the
mediations. As results, it was found that reading for adolescents is not limited to books. It is
possible to perceive that new uses emerge in this connection between book and internet and that
this context provides practices that not only remain but are also conditioned by the changes in
those new media. Adolescents are reader users, internet users, spectators, followers and they
flow through printed, online, movie theatres and mobile screens. Adolescents keep the habit of
silent and intimate reading, but on the other hand dedicate themselves to shared reading,
expanding stories as they produce new content and follow their peers. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estudo de recepção | por |
dc.subject | Mediações | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Novas práticas de leitura | por |
dc.subject | Adolescente | por |
dc.subject | Reception study | eng |
dc.subject | Mediations | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | New reading practices | eng |
dc.subject | Adolescent | eng |
dc.title | Usos e apropriações do livro por adolescentes: a internet como mediadora de novas práticas | por |
dc.title.alternative | Use and appropriation of books by adolescents: internet as mediator of new practices | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A dissertação busca, pelo viés da recepção, investigar os usos e apropriações do livro por
leitores adolescentes, de modo a compreender os impactos dos suportes digitais nos modos de
ler a partir das mediações de sociabilidade, ritualidade e tecnicidade. A problemática centra-se
na questão: Como a internet transforma as práticas de leitura dos adolescentes? A pesquisa está
fundamentada nos estudos culturais, especialmente na perspectiva teórico-metodológica das
mediações de Martín-Barbero (2003). Metodologicamente, realizamos um estudo exploratório
organizado em dois momentos; inicialmente, ocorreu a aplicação de formulários e entrevistas
informais no ano de 2016 e a aplicação de formulários no ano de 2017. No segundo momento,
selecionamos os entrevistados para a realização das entrevistas semiestruturadas. Em um
terceiro momento realizamos um grupo de discussão com os adolescentes participantes das
entrevistas para que, juntos, conseguissem discutir as práticas de leitura e suas relações com o
livro e as novas mídias. Tomamos como objetivos específicos: a) Compreender os hábitos e as
preferências de adolescentes leitores santa-marienses; b) Identificar possíveis mudanças nas
práticas de leitura a partir do acesso às mídias digitais; c) Analisar a importância do livro para
os adolescentes. A análise foi baseada nas categorias elencadas a partir das mediações. Como
resultados, identificamos que a leitura dos adolescentes transcende o livro. É possível
compreender que novos usos se concretizam nessa trama entre o livro e a internet e que esse
contexto proporciona práticas que permanecem, mas que estão também condicionadas pelas
mudanças desses novos meios. Os adolescentes são leitores, usuários, internautas, espectadores,
seguidores e transitam entre o impresso, o on-line, a tela do cinema e a tela do celular. Os
adolescentes mantêm o hábito da leitura silenciosa e íntima e, por outro lado, dedicam-se a uma
leitura compartilhada, eles expandem as histórias ao produzir novos conteúdos e ao acompanhar
seus semelhantes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Brignol, Liliane Dutra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5983909606938283 | por |
dc.contributor.referee1 | Ronsini, Veneza Mayora | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0158036614584571 | por |
dc.contributor.referee2 | Travancas, Isabel Siqueira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0325091621337695 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4616796070874933 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |