Competência informacional em um contexto de educação aberta: um portal de conteúdos para o sistema de bibliotecas da UFSM - SiB-UFSM
Fecha
2018-12-14Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho apresenta a construção de um Portal de conteúdos de
desenvolvimento de Competências Informacionais para o Sistema de Bibliotecas da
UFSM, bem como um curso modelo em três módulos. O Portal foi elaborado para
servir como plataforma, no modelo de distribuição de MOOCs (Massive Open Online
Courses), de disponibilização de conteúdo instrucional para promoção da
Competência Informacional nos estudantes da UFSM. Assim como nos MOOCs, o
Portal comporta tanto os conteúdos produzidos localmente quanto outros REA
(recursos educacionais abertos), licenciados com permissão de acesso, reuso e
redistribuição por terceiros. Este estudo caracteriza-se metodologicamente como
uma pesquisa-ação experimental, de natureza aplicada. Foi conduzido de acordo
com os três ciclos da pesquisa-ação: planejamento, execução e avaliação. Na fase
de planejamento foi feita revisão dos temas de Information Literacy, Competência
Informacional, papel das bibliotecas universitárias (BUs), MOOCs e suas variantes,
bem como das formas de engajamento das BUs neste modelo de acesso aberto aos
conteúdos educacionais de alto nível da geração Open Learning (OL). Também
nesta fase foi contextualizada a situação do Sistema de Bibliotecas da UFSM com o
diagnóstico dos níveis de integração das ações de Competência Informacional na
UFSM. No ciclo execução foi feita a seleção do modelo de Design Instrucional
ADDIE para nortear a realização das tarefas pertinentes à produção (design,
desenvolvimento, implementação) do Portal e curso modelo, bem como a coleta de
dados para o ciclo de avaliação. Neste terceiro ciclo foram realizadas duas rodadas
de testes de usabilidade nas modalidades presencial e remoto, para verificar
questões de viabilidade de implantação e índice de usabilidade do Portal utilizando o
formulário SUS; bem como a análise dos dados coletados para entrega da versão
readequada do produto e considerações finais. Esta dissertação insere-se na linha
de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, e gerou como
produto um website protótipo MOOC "Portal de Competências Informacionais do
SiB-UFSM" bem como o conteúdo modelo integrado na forma do curso em módulos
"Introdução à pesquisa I: fundamentos".
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: