dc.contributor.advisor | Souza, Adriano Mendonça | |
dc.creator | Santa Catarina, Graciele Maria Frois | |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T14:22:49Z | |
dc.date.available | 2019-05-03T14:22:49Z | |
dc.date.issued | 2008-07-16 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16360 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The business environmenttod today is unstable and within a context of strong
competition from markets businesses requiring full knowledge of their customers to
build competitive differential that makes them more able to confront the challenges of
his. This study addresses the issue of consumer behaviour, from the viewpoint that
consumers have about the determinants of choice of supermarkets, which contribute
to the business sector of supermarkets adopt management practices in line with what
is valued by customers. The research is quantitative in nature, based on
questionnaires filled closed in the month of November 2007, for two hundred and four
visitors from five different supermarkets in the city of Santa Maria (RS). The
construction of these questionnaires for collecting data was supported in a literature
review for support of research. The techniques used for the multivariate analysis of
data were: analysis of conglomerates and factor analysis. The first is a multivariate
technique that can be used in marketing to group similar variables among
themselves. Already the factor analysis to verify the dimensions related to a particular
construct identifying the existence of different dimensions of factors. The results
show that five groups reflect the behavior of similarity of the original variables, which
are: space, beauty, cost-effectiveness, comfort and physical-arrangement. In factor
analysis six factors were extracted, representing 57.01% of the total variability of the
data, these are internal organization, convenience, economy, array-physical, beauty
and space. So, to see how similar found by the two multivariate techniques presented
which demonstrates the consistency of results. Thus, it is suggested to entrepreneurs
to implement actions that incorporates the variables of greatest impact in the choice
of supermarket by consumers in order to leverage the performance of its business. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Determinantes de escolha | por |
dc.subject | Supermercados | por |
dc.subject | Análise multivariada | por |
dc.subject | Determinants of choice | eng |
dc.subject | Supermarkets | eng |
dc.subject | Multivariate analysis | eng |
dc.title | Fatores determinantes na escolha de supermercados em Santa Maria (RS) | por |
dc.title.alternative | Determinants factors in the choice of supermarkets in Santa Maria (RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estatística e Modelagem Quantitativa | por |
dc.description.resumo | O ambiente empresarial de hoje está inserido num contexto instável e de forte
concorrência dos mercados, exigindo das empresas o pleno conhecimento de seus
clientes para que possam criar diferenciais competitivos que as tornem mais
capacitadas para o enfrentamento de seus desafios. Este estudo aborda o tema do
comportamento do consumidor, a partir da percepção dos consumidores a respeito
dos fatores determinantes na escolha de supermercados, contribuindo para que
empresários do setor supermercadista adotem práticas de gestão em sintonia com o
que é valorizado pelos clientes. A pesquisa é de natureza quantitativa, baseada em
questionários fechados, preenchidos no mês de novembro de 2007 por duzentos e
quatro freqüentadores de cinco diferentes supermercados da cidade de Santa Maria
(RS). A elaboração dos questionários para coleta de dados esteve amparada numa
revisão bibliográfica para fins de sustentação da pesquisa. As técnicas multivariadas
utilizadas para a análise dos dados foram: análise de conglomerados e análise
fatorial. A primeira é uma técnica multivariada que pode ser utilizada em marketing
para agrupar variáveis semelhantes entre si. Já a análise fatorial permite verificar as
dimensões relacionadas a um determinado construto, identificando a existência de
diferentes dimensões de fatores. Os resultados demonstram que cinco
agrupamentos refletem o comportamento de similaridade das variáveis originais,
quais sejam: espaço, beleza, custo-benefício, comodidade e arranjo-físico. Na
análise fatorial, seis fatores foram extraídos e nomeados, representando 57,01% da
variabilidade total dos dados, são eles: organização interna, comodidade, economia,
arranjo-físico, beleza e espaço. Logo, percebe-se a grande semelhança encontrada
através das duas técnicas multivariadas apresentadas, o que demonstra a
consistência dos resultados. Dessa forma, sugere-se aos empresários a
implementação de ações que contemplem as variáveis de maior impacto na escolha
de supermercado pelos consumidores com o intuito de alavancar o desempenho de
seus negócios. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |