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dc.contributor.advisorSouza, Adriano Mendonça
dc.creatorSanta Catarina, Graciele Maria Frois
dc.date.accessioned2019-05-03T14:22:49Z
dc.date.available2019-05-03T14:22:49Z
dc.date.issued2008-07-16
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16360
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe business environmenttod today is unstable and within a context of strong competition from markets businesses requiring full knowledge of their customers to build competitive differential that makes them more able to confront the challenges of his. This study addresses the issue of consumer behaviour, from the viewpoint that consumers have about the determinants of choice of supermarkets, which contribute to the business sector of supermarkets adopt management practices in line with what is valued by customers. The research is quantitative in nature, based on questionnaires filled closed in the month of November 2007, for two hundred and four visitors from five different supermarkets in the city of Santa Maria (RS). The construction of these questionnaires for collecting data was supported in a literature review for support of research. The techniques used for the multivariate analysis of data were: analysis of conglomerates and factor analysis. The first is a multivariate technique that can be used in marketing to group similar variables among themselves. Already the factor analysis to verify the dimensions related to a particular construct identifying the existence of different dimensions of factors. The results show that five groups reflect the behavior of similarity of the original variables, which are: space, beauty, cost-effectiveness, comfort and physical-arrangement. In factor analysis six factors were extracted, representing 57.01% of the total variability of the data, these are internal organization, convenience, economy, array-physical, beauty and space. So, to see how similar found by the two multivariate techniques presented which demonstrates the consistency of results. Thus, it is suggested to entrepreneurs to implement actions that incorporates the variables of greatest impact in the choice of supermarket by consumers in order to leverage the performance of its business.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeterminantes de escolhapor
dc.subjectSupermercadospor
dc.subjectAnálise multivariadapor
dc.subjectDeterminants of choiceeng
dc.subjectSupermarketseng
dc.subjectMultivariate analysiseng
dc.titleFatores determinantes na escolha de supermercados em Santa Maria (RS)por
dc.title.alternativeDeterminants factors in the choice of supermarkets in Santa Maria (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoO ambiente empresarial de hoje está inserido num contexto instável e de forte concorrência dos mercados, exigindo das empresas o pleno conhecimento de seus clientes para que possam criar diferenciais competitivos que as tornem mais capacitadas para o enfrentamento de seus desafios. Este estudo aborda o tema do comportamento do consumidor, a partir da percepção dos consumidores a respeito dos fatores determinantes na escolha de supermercados, contribuindo para que empresários do setor supermercadista adotem práticas de gestão em sintonia com o que é valorizado pelos clientes. A pesquisa é de natureza quantitativa, baseada em questionários fechados, preenchidos no mês de novembro de 2007 por duzentos e quatro freqüentadores de cinco diferentes supermercados da cidade de Santa Maria (RS). A elaboração dos questionários para coleta de dados esteve amparada numa revisão bibliográfica para fins de sustentação da pesquisa. As técnicas multivariadas utilizadas para a análise dos dados foram: análise de conglomerados e análise fatorial. A primeira é uma técnica multivariada que pode ser utilizada em marketing para agrupar variáveis semelhantes entre si. Já a análise fatorial permite verificar as dimensões relacionadas a um determinado construto, identificando a existência de diferentes dimensões de fatores. Os resultados demonstram que cinco agrupamentos refletem o comportamento de similaridade das variáveis originais, quais sejam: espaço, beleza, custo-benefício, comodidade e arranjo-físico. Na análise fatorial, seis fatores foram extraídos e nomeados, representando 57,01% da variabilidade total dos dados, são eles: organização interna, comodidade, economia, arranjo-físico, beleza e espaço. Logo, percebe-se a grande semelhança encontrada através das duas técnicas multivariadas apresentadas, o que demonstra a consistência dos resultados. Dessa forma, sugere-se aos empresários a implementação de ações que contemplem as variáveis de maior impacto na escolha de supermercado pelos consumidores com o intuito de alavancar o desempenho de seus negócios.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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