O uso da trilha dos sentidos como uma estratégia de sensibilização em ações de educação ambiental
Resumen
É chegado o momento de a espécie humana se conscientizar dos problemas ambientais, e procurar avaliar quais suas contribuições e impactos no meio ambiente. O objetivo da presente monografia é verificar se a trilha dos sentidos é uma ação válida para sensibilizar as pessoas sobre a importância e a riqueza da natureza e a necessidade de preservar o meio ambiente. A trilha, com o slogan “Redescobrindo a Natureza Através dos Sentidos”, foi realizada em duas escolas públicas, em 2010 e 2013: Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Zimpel e Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, localizadas na zona urbana do município de Ijuí, Rio Grande do Sul. Participaram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, professores, funcionários e equipes diretivas. A trilha foi realizada em salas de aula, onde foram dispostos objetos de diferentes texturas, formas e cheiros, representando os elementos naturais, bem como sons representando um ambiente de floresta, ventiladores e estufas para representar as variações de temperatura. Os participantes entraram na trilha com os olhos vendados e deixaram depoimentos sobre o que sentiram. Os resultados mostraram que projetos como este são importantes no processo de conscientização ambiental, pois ressaltam a riqueza e a importância da natureza, e trabalham sentidos e emoções. A trilha dos sentidos é uma atividade eficiente, mas que precisa ser realizada conjuntamente com outras atividades permanentes de educação ambiental, para que realmente tenham sentido e atinjam de forma íntegra seus objetivos, de sensibilizar e conscientizar sobre a importância da natureza.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: