Representações da língua inglesa e da multimodalidade no ensino médio integrado: implicações para uma pedagogia de multiletramentos
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a representação da língua inglesa e
da multimodalidade no Ensino Médio integrado a fim de averiguar quais práticas
discursivas e modos de significação (recursos semióticos) são relevantes para
promover uma formação condizente com as políticas educacionais vigentes e com as
necessidades de participantes do contexto. Os espaços de investigação desta
pesquisa foram os discursos do Documento Base da Educação Profissional, de 52
egressos do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto
Federal Farroupilha e de 11 supervisores de estágio que receberam esses alunos
entre 2012 e 2016 (5 anos). Os discursos dos egressos e dos supervisores de estágio
foram acessados por meio de questionários enviados via Plataforma Google
Formulários. A representação da língua inglesa e da multimodalidade foi obtida por
meio da análise de elementos ricos em significação e da análise dos Processos,
Participantes e Circunstâncias (Metafunção ideacional - Gramática Sistêmico-
Funcional). Os resultados da análise do Documento Base da Educação Profissional
evidenciam uma representação da língua inglesa congruente com os princípios do
Ensino Médio integrado e dos multiletramentos, pois o Documento, assim como a
pedagogia, prevê uma formação multifacetada, de modo a promover a participação
consciente e crítica do aluno nos diversos aspectos da vida: pessoal, profissional e
cidadã. Os resultados da análise do discurso dos egressos evidenciam que estes
reconhecem a língua inglesa como importante, mesmo aqueles que avaliaram que ela
não contribuiu diretamente para sua vida pessoal ou profissional. Os egressos foram
capazes de indicar circunstâncias de contribuição da língua inglesa e
predominantemente ações possibilitadas pelos seus conhecimentos de língua inglesa
em uma variedade de contextos, especialmente para a vida pessoal (ouvir música) e
profissional (consumir e produzir artigos acadêmicos). Quanto à multimodalidade, os
egressos reconhecem a importância dos diferentes modos de significação em alguns
gêneros, especialmente modos de significação gestuais e visuais, como suporte para
os modos de significação orais e escritos, respectivamente. Entretanto, os resultados
revelam também falta de metalinguagem para falar sobre multimodalidade, indicando
a necessidade de as aulas de linguagens promoverem uma competência
comunicativa multimodal. Os supervisores de estágio reconhecem a importância da
língua inglesa e da multimodalidade para as práticas profissionais, especialmente em
termos de acesso a textos científicos e tecnologias internacionais. A partir da
representação das contribuições da língua inglesa e da multimodalidade, foi possível
elencar gêneros e modos de significação pertinentes aos contextos profissional e
pessoal. Considerando também as necessidades das instituições receptoras de
egressos do Ensino Médio integrado, foi possível traçar princípios para uma proposta
de ensino condizente com as necessidades do contexto e com a pedagogia dos
multiletramentos.
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