dc.creator | Lima, Juliana Corrêa de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-06T12:05:50Z | |
dc.date.available | 2019-05-06T12:05:50Z | |
dc.date.issued | 2018-07-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16372 | |
dc.description.abstract | This study aims to understand how the teaching strategies used by the teachers
contribute to the learning of deaf students in the Graduation Courses of the
Federal University of Santa Maria (UFSM). The research was anchored in the
qualitative approach with systematization from the Content Analysis by thematic
categories and in the speeches of the subjects surveyed from the interview and
questionnaire, the use of these data collection techniques made it possible to
analyze the issues of inclusion, accessibility and the different strategies that help
deaf academics ensure their learning in the courses they attend. It was perceived the
need for changes in the way of teaching and that the teaching strategies used by the
teachers do not contribute to deaf students to follow the content, as well as the lack
of actions beyond the classroom that also include attitudinal changes, of relationships
and communication between listeners and deaf people. In conclusion, new questions
were set, which confers the importance and continuity to the studies in this subject.
Besides that, the learning focus of deaf students seems to lie only on teaching
strategies associated with cognitive abilities and not with a view to ensure the
permanence and conclusion of studies of deaf academics entering Academic
Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Surdo | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Academic education | eng |
dc.subject | Deaf | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.title | Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na educação superior | por |
dc.title.alternative | Teaching strategies for deaf academics in academic education. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino
utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos
surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM). A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa com sistematização a
partir da Análise de Conteúdo por categorias temáticas e nos discursos dos sujeitos
pesquisados a partir de entrevista e questionário, o uso dessas técnicas de coleta de
dados possibilitou analisar, as questões de inclusão, acessibilidade e as diferentes
estratégias que contribuem para que os acadêmicos surdos garantam sua
aprendizagem nos cursos que frequentam. Percebeu-se a necessidade de
mudanças na maneira de ensinar e que as estratégias de ensino utilizadas pelos
professores não contribuem para que os acadêmicos surdos possa acompanhar os
conteúdos, bem como a falta de ações para além da sala de aula que abranjam
também mudanças atitudinais, de relações e comunicação entre ouvintes e surdos.
Em conclusão, novos questionamentos foram pautados, o que confere a importância
e continuidade aos estudos nessa temática. Além disso, o foco da aprendizagem
dos surdos parece recair apenas sobre as estratégias de ensino associadas as
habilidades cognitivas e não com objetivo à garantia da permanência e da conclusão
dos estudos dos acadêmicos surdos que ingressam na Educação Superior. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pavão, Sílvia Maria de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6934897603622261 | por |
dc.contributor.referee1 | Brancher, Vantoir Roberto | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3260077562370842 | por |
dc.contributor.referee2 | Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1361785565182358 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9901802468766770 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |