Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Juliana Corrêa de
dc.date.accessioned2019-05-06T12:05:50Z
dc.date.available2019-05-06T12:05:50Z
dc.date.issued2018-07-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16372
dc.description.abstractThis study aims to understand how the teaching strategies used by the teachers contribute to the learning of deaf students in the Graduation Courses of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The research was anchored in the qualitative approach with systematization from the Content Analysis by thematic categories and in the speeches of the subjects surveyed from the interview and questionnaire, the use of these data collection techniques made it possible to analyze the issues of inclusion, accessibility and the different strategies that help deaf academics ensure their learning in the courses they attend. It was perceived the need for changes in the way of teaching and that the teaching strategies used by the teachers do not contribute to deaf students to follow the content, as well as the lack of actions beyond the classroom that also include attitudinal changes, of relationships and communication between listeners and deaf people. In conclusion, new questions were set, which confers the importance and continuity to the studies in this subject. Besides that, the learning focus of deaf students seems to lie only on teaching strategies associated with cognitive abilities and not with a view to ensure the permanence and conclusion of studies of deaf academics entering Academic Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectSurdopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAcademic educationeng
dc.subjectDeafeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleEstratégias de ensino para acadêmicos surdos na educação superiorpor
dc.title.alternativeTeaching strategies for deaf academics in academic education.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa com sistematização a partir da Análise de Conteúdo por categorias temáticas e nos discursos dos sujeitos pesquisados a partir de entrevista e questionário, o uso dessas técnicas de coleta de dados possibilitou analisar, as questões de inclusão, acessibilidade e as diferentes estratégias que contribuem para que os acadêmicos surdos garantam sua aprendizagem nos cursos que frequentam. Percebeu-se a necessidade de mudanças na maneira de ensinar e que as estratégias de ensino utilizadas pelos professores não contribuem para que os acadêmicos surdos possa acompanhar os conteúdos, bem como a falta de ações para além da sala de aula que abranjam também mudanças atitudinais, de relações e comunicação entre ouvintes e surdos. Em conclusão, novos questionamentos foram pautados, o que confere a importância e continuidade aos estudos nessa temática. Além disso, o foco da aprendizagem dos surdos parece recair apenas sobre as estratégias de ensino associadas as habilidades cognitivas e não com objetivo à garantia da permanência e da conclusão dos estudos dos acadêmicos surdos que ingressam na Educação Superior.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee1Brancher, Vantoir Roberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260077562370842por
dc.contributor.referee2Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1361785565182358por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9901802468766770por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International