dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Silva, Carmen Damaris da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-06T14:39:57Z | |
dc.date.available | 2019-05-06T14:39:57Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16379 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The Distance Education in its current configuration has enabled many people to
continue their studies. However, despite the growing demand for courses of this
modality, the percentages of evasion are quite high. This research, featured as a
case study of qualitative and quantitative nature has as main objective to describe
the importance of a democratic and participatory management to reduce evasion
rates, and get quantitative data on evasion classes who have completed the course
specialization in Distance Educational Management Course from UFSM; know, the
strategies created by the Coordination and the Poles to prevent students leave
school, seek between tutors and distance data on the causes of evasion and analyze
the procedures used by the entire management team to minimize this problem. Data
collection was done in two steps, through a documentary research, which analyzed
all the transcripts of students, and through a questionnaire distributed to managers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Evasão | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Evasion | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | A evasão no curso de especialização em Gestão Educacional à distância da UFSM: perspectivas e desafios | por |
dc.title.alternative | The evasion in the distance specialization course in Managment School from UFSM: prospects and challenges | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação à Distância na sua atual configuração tem possibilitado que
muitas pessoas possam dar continuidade à sua formação. Entretanto, apesar da
crescente procura por cursos nessa modalidade, os percentuais de evasão são
bastante elevados. Essa pesquisa, caracterizada como um estudo de caso de cunho
quali-quantitativo tem como principal objetivo descrever a importância de uma
gestão democrática e participativa para diminuir os índices de evasão, além de
levantar dados quantitativos referentes à evasão nas turmas que já concluíram o
Curso de Especialização em Gestão Educacional à Distância da UFSM; conhecer,
as estratégias criadas pela Coordenação e pelos Polos para evitar que os
estudantes abandonem os estudos; buscar entre os tutores presenciais e à distância
dados sobre as causas da evasão e analisar os procedimentos utilizados por toda a
equipe gestora para minimizar esse problema. O levantamento dos dados foi feito
em duas etapas, através de uma pesquisa documental, onde foram analisados todos
os históricos escolares dos estudantes, e, através de um questionário apresentado
aos gestores. A partir desses dados pode-se verificar que os gestores utilizam várias
estratégias para organizar o percurso acadêmico dos estudantes, mas que, ainda se
faz necessário uma conscientização desses estudantes sobre suas
responsabilidades enquanto gestores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |