dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Scopel, Elisabete | |
dc.date.accessioned | 2019-05-06T15:24:06Z | |
dc.date.available | 2019-05-06T15:24:06Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16382 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research was conducted during the Postgraduate Course in Educational
Management that seeks to analyze the educational management at the Police
Academy of the State of Rio Grande do Sul, covering the ideological aspects of the
educational philosophy used in this educational institution. In order to explain this
issue, we performed analysis of concepts of civilian police and civilian police, as its
Members, and presented a systematic study on the main theoretical categories that
guide police work, which are: Power, Authority, Discipline . Finally, we discussed how
to carry out educational administration, when the offer of regular education available
to the competition that aims to occupy a position in the Department of Justice and
Security, the State of Rio Grande do Sul, more precisely Chief of Police or Police
Agent (Registrar or Inspector of Police). Based on the data collected, there were
questions about the true role of the Civilian Police Academy, the power, authority and
discipline of the Civil Police, as well as the image that it conveys to society through
their actions, concluding that current civilian police of Rio Grande do Sul are
prepared or educated by a qualified agency, which has a faculty composed of
experts using the most appropriate pedagogy to train and enable police officers to
perform their functions with quality, while respecting the laws and homeland, thus
increasing each day, the good name of the institution civilian police. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Polícia civil | por |
dc.subject | Rio Grande do Sul | por |
dc.subject | Educação policial | por |
dc.subject | Gestão e filosofia educacional | por |
dc.subject | Poder | por |
dc.subject | Autoridade | por |
dc.subject | Disciplina | por |
dc.subject | Civil police | eng |
dc.subject | Education officer | eng |
dc.subject | Management and educational philosophy | eng |
dc.subject | Power | eng |
dc.subject | Authority | eng |
dc.subject | Discipline | eng |
dc.title | A gestão educacional na Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Management education in Civil Police Academy in the state of Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi realizada durante o Curso de Pós-graduação em Gestão
Educacional, buscando analisar a gestão educacional na Academia de Polícia do
Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo os aspectos ideológicos da filosofia
educacional utilizada nessa Instituição de ensino. Como forma de explanar este
tema, efetuou-se análises de conceitos de Polícia Civil e policiais civis, como
membros que a compõem, sendo apresentado um estudo sistemático sobre as
principais categorias teóricas que norteiam o trabalho policial, quais sejam: Poder,
Autoridade, Disciplina. Por fim, discutiu-se a forma como se procede a gestão
educacional, quando do oferecimento de educação regular colocada à disposição do
concursando que almeja ocupar um cargo na Secretaria da Justiça e da Segurança,
do Estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente de Delegado de Polícia ou
Agente Policial (Escrivão ou Inspetor de Polícia). Com base nos dados coletados,
debateu-se acerca do verdadeiro papel da Academia de Polícia Civil, o poder, a
autoridade e a disciplina do Policial Civil, como também a imagem que o mesmo
transmite para a sociedade, através de seus atos, concluindo que os atuais policiais
civis do Rio Grande do Sul são preparados ou educados por um órgão habilitado,
que possui um corpo docente composto por especialistas que utilizam a pedagogia
mais apropriada para formar e habilitar policiais civis para exercerem suas funções
com qualidade, respeitando a legislação pátria e, assim, elevando, a cada dia, o bom
nome da instituição polícia civil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |