dc.creator | Silva, Jonathan de Aquino da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T11:48:05Z | |
dc.date.available | 2019-05-07T11:48:05Z | |
dc.date.issued | 2018-08-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16399 | |
dc.description.abstract | The Flat Euclidian Geometry is a gigantic field and it is possible to have a very wide work
with its concepts, since the more basic until the more sophisticated, but, the study of Geometry
on the basic education leave a little to be desired. From the moment that study
Geometry on the school and, being aware that Maths’ formulas doesn’t matter without a
understanding of what is studying, this dissertation aimed search on didatic books, how
is done the study of Thales’ Theorem, its demonstrations and applications, creating a alternative
proposal based on anamorphisms study and its relation with the Theorem. The
application of the alternative proposal may cause the Tales Theorem to be perceived in situations
where the students did not expect and the creation of the anamorphisms caused the
students’ creative spirit and teamwork to come to the surface as they learned more about
or Tales Theorem. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Anamorfismos | por |
dc.subject | Teorema de Tales | por |
dc.subject | Livros didáticos | por |
dc.subject | Anamorphisms | eng |
dc.subject | Thales’ theorem | eng |
dc.subject | Didatic books | eng |
dc.title | Teorema de Tales: uma abordagem usando anamorfismos | por |
dc.title.alternative | About anamorphysms | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A Geometria Euclidiana Plana é um campo gigantesco e é possível ter um trabalho muito
amplo com seus conceitos, desde o mais básico ao mais sofisticado. Entretanto, o estudo
dos conceitos geométricos na educação básica pode deixar um pouco a desejar. A partir
do momento em que se estuda geometria na escola e, estando ciente de que fórmulas
e expressões matemáticas não possuem aplicabilidade sem uma compreensão do que se
está estudando, esta dissertação visou analisar livros didáticos, no intuito de verificar como
é realizado o estudo do Teorema de Tales, suas demonstrações e aplicações. Além disso,
foi criada e implementada uma proposta alternativa baseada no estudo de anamorfismos
e sua relação com o Teorema. A aplicação da proposta alternativa pode fazer com que
o Teorema de Tales pudesse ser percebido em situações surpreendentes para os alunos
e a construção dos anamorfismos fez com que o espírito criativo e o trabalho em equipe
dos alunos viesse à tona, ao mesmo tempo que conseguiam dar significado ao Teorema
estudado. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.contributor.referee1 | Tolfo, Daniela de Rosso | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5764733726937478 | por |
dc.contributor.referee2 | Tonet, Luciane Gobbi | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2967237846212650 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2067783748592998 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |