Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Jonathan de Aquino da
dc.date.accessioned2019-05-07T11:48:05Z
dc.date.available2019-05-07T11:48:05Z
dc.date.issued2018-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16399
dc.description.abstractThe Flat Euclidian Geometry is a gigantic field and it is possible to have a very wide work with its concepts, since the more basic until the more sophisticated, but, the study of Geometry on the basic education leave a little to be desired. From the moment that study Geometry on the school and, being aware that Maths’ formulas doesn’t matter without a understanding of what is studying, this dissertation aimed search on didatic books, how is done the study of Thales’ Theorem, its demonstrations and applications, creating a alternative proposal based on anamorphisms study and its relation with the Theorem. The application of the alternative proposal may cause the Tales Theorem to be perceived in situations where the students did not expect and the creation of the anamorphisms caused the students’ creative spirit and teamwork to come to the surface as they learned more about or Tales Theorem.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnamorfismospor
dc.subjectTeorema de Talespor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectAnamorphismseng
dc.subjectThales’ theoremeng
dc.subjectDidatic bookseng
dc.titleTeorema de Tales: uma abordagem usando anamorfismospor
dc.title.alternativeAbout anamorphysmseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Geometria Euclidiana Plana é um campo gigantesco e é possível ter um trabalho muito amplo com seus conceitos, desde o mais básico ao mais sofisticado. Entretanto, o estudo dos conceitos geométricos na educação básica pode deixar um pouco a desejar. A partir do momento em que se estuda geometria na escola e, estando ciente de que fórmulas e expressões matemáticas não possuem aplicabilidade sem uma compreensão do que se está estudando, esta dissertação visou analisar livros didáticos, no intuito de verificar como é realizado o estudo do Teorema de Tales, suas demonstrações e aplicações. Além disso, foi criada e implementada uma proposta alternativa baseada no estudo de anamorfismos e sua relação com o Teorema. A aplicação da proposta alternativa pode fazer com que o Teorema de Tales pudesse ser percebido em situações surpreendentes para os alunos e a construção dos anamorfismos fez com que o espírito criativo e o trabalho em equipe dos alunos viesse à tona, ao mesmo tempo que conseguiam dar significado ao Teorema estudado.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee1Tolfo, Daniela de Rosso
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764733726937478por
dc.contributor.referee2Tonet, Luciane Gobbi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967237846212650por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2067783748592998por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International