O gestor escolar como líder e mediador de uma educação inclusiva: estudo de caso - E.M.E.I.F. Izabel Ferreira
Resumo
A abordagem feita neste trabalho diz respeito ao gestor como líder e mediador de uma
educação inclusiva, trazendo um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil
e Fundamental Izabel Ferreira. Objetiva-se esclarecer o quanto o envolvimento e
desempenho de um gestor-líder pode contribuir para uma escola que seja de fato
inclusiva, a partir do envolvimento de todos os atores responsáveis pelo processo
administrativo escolar, reconhecendo a importância do trabalho participativo e de uma
liderança efetiva. As análises foram feitas partindo dos desafios encontrados no
cotidiano dessa escola e na postura do gestor escolar principalmente no que tange à
gestão e à liderança. Aplicou-se uma metodologia fundamentada em um levantamento
bibliográfico e num estudo de caso com o emprego de questionários junto a um
componente do grupo gestor, de um professor, de um funcionário, de um aluno e de
uma mãe de aluno da referida escola. A partir destes questionamentos que nos
possibilita conhecer e analisar um material específico sobre o gestor como líder e
mediador de uma educação inclusiva no processo educacional como um todo.
Constatou-se que nessa escola, trabalha-se rumo a uma aferição de uma prática que
procura efetivar de fato a inclusão e observa-se que se evidencia nas respostas dos
questionários, canais de comunicação, participação e liderança no interior da escola.
Percebe-se ainda que o grupo gestor tem habilidades políticas para articular os vários
interesses que circulam na escola canalizando numa única direção, que é o projeto
coletivo de educação inclusiva e de qualidade para todos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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