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dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorSousa, Vânia Célia Ventura
dc.date.accessioned2019-05-07T13:55:55Z
dc.date.available2019-05-07T13:55:55Z
dc.date.issued2009-12-12
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16419
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe school witch learns not only open a space, and encourages and makes full advantage of the relationships in leadership, wherever it appears. As the "quality", the "leadership" also now has a variety of settings, all too relevant and welcome. Leaders emerge where there is openness to the initiative and change, where there are questions without answers, problems without solutions, challenges and dilemmas. It may be in the classroom or in meetings, in the office or recreation, including administrative staff or teachers, may arise at school or anywhere else or a situation where there is space and encouragement of participation. Possibly, some of them have already proved, but are not being effectively incorporated into the tasks of the school. From this fact, the aim of this study was to emphasize the importance of a participative leadership ensuring good management school. The methodology used was based on a literature search on authors such as: Leite (2000), Libâneo (2001), Gardner (1995), Dourado (1998-2001), among others. The research concluded that the role of the manager using the various mechanisms of participatory management by providing the ongoing involvement of the school community, and decentralizing the monitoring process through deliberative actions. It strives to discover the influence of leadership within the school environment, maximizing the full potential that exists in each person who participates in the school community, and direct the potential for the common good. The challenge of improving the practice as regards the management and leadership within the educational institution depends on the stance taken by the manager in leading and managing the necessary changes and to establish an understanding between the parties through the mechanisms of management and participative leadership.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectLeadershipeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectManagementeng
dc.titleLideranca participativa e gestão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA escola que aprende não só abre espaço, como incentiva e faz pleno proveito das relações de liderança, onde quer que ela apareça. Como a "qualidade", a "liderança" também conta hoje com uma variedade de definições, todas também relevantes e bemvindas. Líderes emergem onde há abertura para a iniciativa e para mudanças, onde há perguntas sem respostas, problemas sem soluções, desafios e dilemas. Pode ser em sala de aula ou em reuniões, na secretaria ou no recreio, entre funcionários administrativos ou docentes; podem surgir no Colegiado ou em qualquer outra parte ou situação onde haja espaço e incentivo à participação. Possivelmente, alguns até já tenham se revelado, mas não estão sendo efetivamente incorporados às missões da escola. Partindo desta realidade, o objetivo deste estudo foi enfatizar a importância de uma liderança participativa garantindo uma boa gestão escolar. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa bibliográfica em autores como: Leite (2000), Libâneo (2001), Gardner (1995), Dourado (1998-2001), dentre outros. A pesquisa permitiu concluir que é papel do gestor utilizar os diversos mecanismos de gestão participativa fornecendo a participação contínua da comunidade escolar, monitorando e descentralizando o processo por meio de ações deliberativas. Esforça-se por descobrir a influência da liderança dentro do ambiente escolar, aproveitando ao máximo todo o potencial que existe em cada pessoa que participa da comunidade escolar, direcionando essas potencialidades para o bem comum. O desafio de promover a melhoria da prática no que se refere à gestão e liderança dentro da instituição escolar, depende da postura adotada pelo gestor na condução e no gerenciamento das mudanças necessárias e de se estabelecer um entendimento entre as partes através dos mecanismos de gestão e liderança participativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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