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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorSilva, Jolair da Costa
dc.date.accessioned2019-05-07T15:23:25Z
dc.date.available2019-05-07T15:23:25Z
dc.date.issued2009-01-21
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16429
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação , Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research, qualitative and of the bibliographical type, investigated the dialogue between hermeneutics and democratic management, presenting the meeting of the hermeneutics with the education. Taking in account the gadamerianas reflections concerning the concept of experience in the philosophical hermeneutics, they had been consisted contributions of this thinker so that the democratic management if materialize effectively in the schools. It was verified, in the reconstruction of the concept of experience, the dangerous approach of the formal education with the scientific method; that objective the relations. This moves away the educational citizens, privileging the method, that tends to objectify, transforming the relations (a citizen that it knows and another one that nothing it knows). For in such a way, it was verified that the question and the experience of the finitude are the starting point of the hermeneutic experience, bringing great contributions for the relation teacher-pupil and the democratic management. It was clearly that the elements of the question, that generate the dialogue-reflexive, and of the finitude make to perceive the human beings as finite and inconclusive, pertaining to a history and tradition that condition, but do not determine; to assume these two components is essential for the philosophical hermeneutics and the democratic management, in the perspective to educate independent, flexible citizens, dialogical-critical-reflexives, active participants of the school and the society where they are inserted. Therefore, this democratic and participatory dialogue, so expensive for the hermeneutics and the democratic management, will generate alternatives that will question the authoritarian positions, exculpatory, that they can appear in the pertaining to school context and this globalized and competitive world.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConceito de experiênciapor
dc.subjectDiálogo-reflexivopor
dc.subjectHermeneuticseng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectConcept of experienceeng
dc.subjectDialogue-reflexivepor
dc.titleDiálogo entre hermenêutica e gestão democráticapor
dc.title.alternativeDialogues between hermeneutics and democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa, qualitativa e do tipo bibliográfica, investigou o diálogo entre hermenêutica e gestão democrática, oportunizando o encontro da hermenêutica com a educação. Levando em conta as reflexões gadamerianas acerca do conceito de experiência na hermenêutica filosófica, foram constadas contribuições deste pensador para que a gestão democrática se concretize efetivamente nas escolas. Verificou-se, na reconstrução do conceito de experiência, a perigosa aproximação da educação formal com o método científico; que objetiva as relações. Este afasta os sujeitos educacionais, privilegiando o método, que tende a objetivar, transformando as relações (um sujeito que sabe e outro que nada sabe). Para tanto, verificou-se que a pergunta e a experiência da finitude são o ponto de partida da experiência hermenêutica, trazendo grandes contribuições para a relação professor-aluno e a gestão democrática. Ficou claro que os elementos da pergunta, que geram o diálogo-reflexivo, e os da finitude fazem perceber os seres humanos como finitos e inconclusos, pertencentes a uma historicidade e tradição que condicionam, mas não determinam; assumir estes dois componentes é essencial para a hermenêutica filosófica e a gestão democrática, na perspectiva de educar cidadãos autônomos, flexíveis, dialógico-crítico-reflexivos, participantes ativos da escola e da sociedade onde estão inseridos. Portanto, este diálogo democrático e participativo, tão caro para a hermenêutica e para a gestão democrática, gerará alternativas que questionarão as posições autoritárias, excludentes, que possam aparecer no contexto escolar e neste mundo globalizado e competitivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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