Produção textual
Resumo
A disciplina de Produção Textual, enfoca a atividade de produzir textos enquanto prática social, ao mesmo tempo que possibilita sistematizarem-se conhecimentos sobre os comportamentos escritores envolvidos nessa prática e por ela desenvolvidos. A organização e a dinâmica da disciplina são norteadas por dois princípios: o primeiro é tratar a produção textual como uma atividade que põe em contato sujeitos de linguagem (produtor e leitor) num espaço de interlocução, onde as interações são realizadas pelo texto; o segundo evidencia ser a produção de textos um processo que convoca o produtor a se envolver num processo complexo, que mobiliza várias habilidades e competências de natureza cognitiva, discursiva, textual e linguística. Ao longo das unidades, a teoria serve como base para as práticas que desafiam o aluno a produzir textos adequados às situações de comunicação propostas, principalmente gêneros textuais organizados em torno da narração, descrição ou dissertação e voltados para a argumentação. O referencial teórico destaca as concepções de gênero, de argumentação, de processo e de texto, entendido este último como uma unidade de sentido que favorece a interlocução do produtor com o seu leitor/ouvinte, estando ambos inseridos em situações de comunicação e interação específicas, determinantes na (re)construção do sentido e do texto. A orientação metodológica segue o princípio de que as atividades são desafios de se produzir um texto como uma resposta bem sucedida a diferentes demandas (cognitivas, sociais, linguísticas...) envolvidas na escritura de um texto. Além desse aspecto, cremos que é essencial o envolvimento consciente do sujeito produtor do texto num percurso que vai desde as considerações sobre os elementos da situação comunicativa (o quê, para que e para quem escrever, por ex.) até a dimensão de comportamentos escritores, como a retextualização, momento em que o produtor, além de reavaliar suas escolhas e seu texto, toma a perspectiva do seu leitor. Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de demonstrar domínio sobre a produção de texto e reconhecê-la como uma prática social orientada basicamente pela dimensão discursiva/argumentativa da línguagem e como um processo cognitivo complexo.
Coleções
- Ebooks (Livros) [331]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: