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dc.creatorGehrke, Nara Augustin
dc.date.accessioned2019-05-07T18:15:27Z
dc.date.available2019-05-07T18:15:27Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationGEHRKE, Nara Augustin et al. Produção textual. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16438
dc.descriptionMaterial Didático Cursos EaD NTE - Curso de Letras Português e Literaturaspor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectTextualizaçãopor
dc.subjectExpressão linguísticapor
dc.titleProdução textualpor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina de Produção Textual, enfoca a atividade de produzir textos enquanto prática social, ao mesmo tempo que possibilita sistematizarem-se conhecimentos sobre os comportamentos escritores envolvidos nessa prática e por ela desenvolvidos. A organização e a dinâmica da disciplina são norteadas por dois princípios: o primeiro é tratar a produção textual como uma atividade que põe em contato sujeitos de linguagem (produtor e leitor) num espaço de interlocução, onde as interações são realizadas pelo texto; o segundo evidencia ser a produção de textos um processo que convoca o produtor a se envolver num processo complexo, que mobiliza várias habilidades e competências de natureza cognitiva, discursiva, textual e linguística. Ao longo das unidades, a teoria serve como base para as práticas que desafiam o aluno a produzir textos adequados às situações de comunicação propostas, principalmente gêneros textuais organizados em torno da narração, descrição ou dissertação e voltados para a argumentação. O referencial teórico destaca as concepções de gênero, de argumentação, de processo e de texto, entendido este último como uma unidade de sentido que favorece a interlocução do produtor com o seu leitor/ouvinte, estando ambos inseridos em situações de comunicação e interação específicas, determinantes na (re)construção do sentido e do texto. A orientação metodológica segue o princípio de que as atividades são desafios de se produzir um texto como uma resposta bem sucedida a diferentes demandas (cognitivas, sociais, linguísticas...) envolvidas na escritura de um texto. Além desse aspecto, cremos que é essencial o envolvimento consciente do sujeito produtor do texto num percurso que vai desde as considerações sobre os elementos da situação comunicativa (o quê, para que e para quem escrever, por ex.) até a dimensão de comportamentos escritores, como a retextualização, momento em que o produtor, além de reavaliar suas escolhas e seu texto, toma a perspectiva do seu leitor. Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de demonstrar domínio sobre a produção de texto e reconhecê-la como uma prática social orientada basicamente pela dimensão discursiva/argumentativa da línguagem e como um processo cognitivo complexo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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