A organização escolar diante da inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso
Resumo
A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão de curso em
Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade
Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral analisar o processo de inclusão de
alunos com altas habilidades/superdotação de uma escola pública de Ensino
Fundamental no município de Santa Maria, Rio Grandedo Sul. Como pressupostos
teóricos dessa pesquisa encontram-se as concepções dos seguintes autores:
Alencar & Fleith (2001), Renzulli (2014), Virgolim (2007), Figueiredo (2002), Ferreira
(2006) Carvalho (2004) Freitas & Rech (2015), Mendes (2006), entre outros. Na
perspectiva da educação inclusiva, cabe salientar que a educação especial tem
como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação (BRASIL, 2011). A
presente pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa (GIL, 2008;
CHEMIN, 2012; MALHOTRA, 2006) do tipo estudo de caso. Para a coleta dos dados
foi utilizada a entrevista semiestruturada. Participaram do estudo a Coordenadora
Pedagógica e a Educadora Especial. Os processos de identificação aconteciam
através de ações com pesquisadores da universidade,alguns projetos não existem
mais, o que significa que a inclusão destes alunos não está sendo possível.
Existiram algumas atividades inclusivas na sala de recursos, mas essas atividades
não podem ser consideradas estratégias de inclusão. Contudo, os resultados
apontaram que a escola não adota procedimentos específicos e que atualmente a
não está ofertando AEE para os alunos com AH/SD. Umdos motivos da exclusão de
alunos com AH/SD na escola é devido a ideias equivocadas acerca da temática.
Para que a escola exerça seu papel é necessária umamaior efetivação de práticas
pedagógicas respaldadas pelas políticas públicas, assim como a escola deve
promover sensibilizações ou eventos para conscientizar os professores sobre a
inclusão dos alunos com AH/SD, desmitificar pré-conceitos e mitos relacionados às
AH/SD. Pois estes alunos carecem de um olhar atencioso, para que assim possam
ter suas necessidades educacionais especiais atendidas.
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