Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRech, Andréia Jaqueline Devalle
dc.creatorCamargo, Raquel Fernandes
dc.date.accessioned2019-05-07T18:44:09Z
dc.date.available2019-05-07T18:44:09Z
dc.date.issued2017-12-18
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16440
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThe present research results from a work of conclusion of course in Special Education Night linked to the Education Center of the Federal University of Santa Maria. The general objective of this research is toanalyze the process of inclusion of students with high abilities / giftedness of a public elementary school in the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul. As the theoretical assumptions of this research are the conceptions of the following authors: Alencar & Fleith (2001), Renzulli (2014), Virgolim (2007), Figueiredo (2002), Ferreira (2006), Carvalho (2004), Freitas & Rech (2015), Mendes (2006), among others. In the perspective of inclusive education, it should be pointed out that special education aims to ensure the inclusion of students with disabilities, global developmental disorders and high skills / giftedness (BRASIL, 2011). The present research was characterized as a qualitative research (GIL, 2008; CHEMIN, 2012; MALHOTRA, 2006) of the case study type. For the data collection, a semi-structured interview was used. The Pedagogical Coordinator and the Special Educator participated in the study. The processes of identification happened through actions with researchers of university, some projects no longer exist, which means that the inclusion of these students is not possible. There were some inclusive activities in the resource room, but these activities can not be considered inclusion strategies. However, the results pointed out that the school does not adopt specific procedures and that it is not currently offering AEE for students with AH / SD. One of the reasons for the exclusion of students with AH / SD at school is due to misconceptions about the thematic. In order for the school to play its role, it is necessary a greater effectiveness of pedagogical practices backed by public policies, as well as the school should promote sensitizations or events to raise awareness teachers about the inclusion of students with AH / SD, to demystify preconceptions and myths related to AH / SD. Because these students need a attentive look, so that they can have their special educational needs met.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectProcedimentospor
dc.subjectRecursospor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectHigh skills/giftednesseng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectSpecialized educational serviceseng
dc.subjectProcedureseng
dc.subjectResourceseng
dc.subjectStrategieseng
dc.titleA organização escolar diante da inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe school organization through the inclusion of the student with high skills/giftedness: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoA presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral analisar o processo de inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação de uma escola pública de Ensino Fundamental no município de Santa Maria, Rio Grandedo Sul. Como pressupostos teóricos dessa pesquisa encontram-se as concepções dos seguintes autores: Alencar & Fleith (2001), Renzulli (2014), Virgolim (2007), Figueiredo (2002), Ferreira (2006) Carvalho (2004) Freitas & Rech (2015), Mendes (2006), entre outros. Na perspectiva da educação inclusiva, cabe salientar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação (BRASIL, 2011). A presente pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa (GIL, 2008; CHEMIN, 2012; MALHOTRA, 2006) do tipo estudo de caso. Para a coleta dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Participaram do estudo a Coordenadora Pedagógica e a Educadora Especial. Os processos de identificação aconteciam através de ações com pesquisadores da universidade,alguns projetos não existem mais, o que significa que a inclusão destes alunos não está sendo possível. Existiram algumas atividades inclusivas na sala de recursos, mas essas atividades não podem ser consideradas estratégias de inclusão. Contudo, os resultados apontaram que a escola não adota procedimentos específicos e que atualmente a não está ofertando AEE para os alunos com AH/SD. Umdos motivos da exclusão de alunos com AH/SD na escola é devido a ideias equivocadas acerca da temática. Para que a escola exerça seu papel é necessária umamaior efetivação de práticas pedagógicas respaldadas pelas políticas públicas, assim como a escola deve promover sensibilizações ou eventos para conscientizar os professores sobre a inclusão dos alunos com AH/SD, desmitificar pré-conceitos e mitos relacionados às AH/SD. Pois estes alunos carecem de um olhar atencioso, para que assim possam ter suas necessidades educacionais especiais atendidas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto