Do artesanal ao industrial: as possibilidades de releitura dos têxteis da etnia Leta no desenho de estamparia para jogos de cama casal
Resumo
Esta monografia apresenta uma proposta de pesquisa em design de estamparia têxtil
para lençóis de casal, dividida em quatro linhas: Dieva Kruts, Rakst, Mãra Zimes e Saule,
todas de caráter geométrico. Para a sua realização na Revisão Bibliográfica investigaram-se os
seguintes assuntos: I – A etnia Leta: da Letônia à Ijui; II – Aspectos culturais do artesanato;
III – O Design Têxtil. Na Metodologia, o Processo Criativo baseou-se nos sete passos da
metodologia de Gomes, que são a Identificação, a Preparação, a Incubação, a Esquentação, a
Iluminação, a Elaboração, a Verificação. A escolha desse tema se justifica pela significativa
relevância que essa cultura possui para a formação do referido município. Conforme
verificou-se a variedade dos bordados, desenhos e formas presentes no artesanato e nas roupas
típicas oferecem uma rica fonte para criação de estampas. A importância que esta pesquisa
traz para o design de estamparia consiste no fato de desenvolvê-la com fundamentação
teórico/cultural que busca referências em uma determinada cultura para, a partir daí, criar
mais uma opção têxtil no mercado. Todo o desenvolvimento do processo de criação teve
como base a técnica do bordado, idéia que surgiu do próprio referencial e consistiu em fazer
interpretações e releituras das formas. Dessa maneira foi possível obter texturas e resultados
visuais diferenciados. Cada uma das linhas é concebida a partir de uma combinação de formas
e cores. A Linha Dieva Kruts possui rapport de duplo infinito cuja estampa se repete em todas
as direções, levando uma combinação de cores que se harmonizam entre si e com a cor do
tecido. Já a Linha Rakst possui uma combinação de tons de uma mesma cor, buscando atender
outras preferências. Nessas duas linhas foi introduzida uma pequena aplicação de bordado no
barrado, a fim de propor uma modalização ao design de estamparia. Na Linha Mãra Zimes há
a presença de uma cor mais étnica e a organização da estampa dá-se a partir da estrutura de
uma colcha de retalho. Por fim, a Linha Saule é a única que apresenta uma estamparia com
linhas sinuosas, diferenciando-se das demais.
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