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dc.contributor.advisorAquistapasse, Lusa Rosangela Lopes
dc.creatorSchraiber, Rogério Tubias
dc.date.accessioned2019-05-08T12:02:19Z
dc.date.available2019-05-08T12:02:19Z
dc.date.issued2007-11-30
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16450
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis monograph proposes a research study on textile pattern for couple bed sheets which is divided in four lines: Dieva Kruts, Rakst, Mãra Zimes e Saule, all of them presenting a geometrical feature. For its execution in Review Bibliographic investigated the following subjects: I – The Leta Ethnic: from Latvia to Ijuí; II - Cultural aspects of the handicraft; III – The Textile Design. In Methodology, the creative process based on the seven steps of the methodology of Gomes, who are the Identification, the Preparation, the Incubation, the heating, the Enlightenment, the Development, the Verification.The rationale for the theme choice is the relevant contribution of this culture for the formation of the county. According to what was verified, the variety of embroidery, drawings and shapes presented in the handicraft and typical clothes offers a rich resource for the creation of textile pattern design. The important contribution this research brings to the field of surface design is the fact that it is developed in a theoretical/cultural framework which searches for references in a given determined culture in order to create an option textile for commercial use. The whole development of process was based on the embroidery technique, an idea which was originated from the own framework and consists in making interpretations and several readings of the shapes. Thus, it was possible to obtain textures and different visual results. Each line is formed by a combination of shapes and colors. The line Dieve Kruts has rapport of double infinite whose textile stamp is repeated in every direction, presenting a combination of colors which is harmonious among them and in relation to the background color. Differently the line Rakst has a combination of values from a same color in an attempt to suit other preferences. In these two lines, it was applied a small embroidery in the sheet-border, as a way of proposing a modalization to the textile pattern design. In the line Mãra Zimes, there is presence of a more ethnic color, and the organization of the textile stamp comes from the structure of a bedspread made of fabric patches. Finally, the line Saule is the only one which presents a textile pattern design with winding lines, differently from the others.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign têxtilpor
dc.subjectLençol de casalpor
dc.subjectEstampa geométricapor
dc.subjectArtesanatopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEtniapor
dc.titleDo artesanal ao industrial: as possibilidades de releitura dos têxteis da etnia Leta no desenho de estamparia para jogos de cama casalpor
dc.title.alternativeFrom handicraft to industry: possible readings of textiles from the Leta ethnic group in the textile pattern design for couple bed sheetseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDesign para Estampariapor
dc.description.resumoEsta monografia apresenta uma proposta de pesquisa em design de estamparia têxtil para lençóis de casal, dividida em quatro linhas: Dieva Kruts, Rakst, Mãra Zimes e Saule, todas de caráter geométrico. Para a sua realização na Revisão Bibliográfica investigaram-se os seguintes assuntos: I – A etnia Leta: da Letônia à Ijui; II – Aspectos culturais do artesanato; III – O Design Têxtil. Na Metodologia, o Processo Criativo baseou-se nos sete passos da metodologia de Gomes, que são a Identificação, a Preparação, a Incubação, a Esquentação, a Iluminação, a Elaboração, a Verificação. A escolha desse tema se justifica pela significativa relevância que essa cultura possui para a formação do referido município. Conforme verificou-se a variedade dos bordados, desenhos e formas presentes no artesanato e nas roupas típicas oferecem uma rica fonte para criação de estampas. A importância que esta pesquisa traz para o design de estamparia consiste no fato de desenvolvê-la com fundamentação teórico/cultural que busca referências em uma determinada cultura para, a partir daí, criar mais uma opção têxtil no mercado. Todo o desenvolvimento do processo de criação teve como base a técnica do bordado, idéia que surgiu do próprio referencial e consistiu em fazer interpretações e releituras das formas. Dessa maneira foi possível obter texturas e resultados visuais diferenciados. Cada uma das linhas é concebida a partir de uma combinação de formas e cores. A Linha Dieva Kruts possui rapport de duplo infinito cuja estampa se repete em todas as direções, levando uma combinação de cores que se harmonizam entre si e com a cor do tecido. Já a Linha Rakst possui uma combinação de tons de uma mesma cor, buscando atender outras preferências. Nessas duas linhas foi introduzida uma pequena aplicação de bordado no barrado, a fim de propor uma modalização ao design de estamparia. Na Linha Mãra Zimes há a presença de uma cor mais étnica e a organização da estampa dá-se a partir da estrutura de uma colcha de retalho. Por fim, a Linha Saule é a única que apresenta uma estamparia com linhas sinuosas, diferenciando-se das demais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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  • Design para Estamparia [61]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Design para Estamparia

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