Modos de ver a arte na escola: contribuições para uma gestão escolar democrática e participativa
Resumo
Este estudo buscou investigar a visão dos gestores a respeito da disciplina de artes
na organização curricular. Objetivou, igualmente, verificar de que forma se dá a
construção do PPP (Projeto Político-Pedagógico) das escolas pesquisadas e
entender de que forma a gestão se relaciona com a disciplina de artes. Diante disso,
estruturou-se a pesquisa na abordagem qualitativa utilizando-se um Estudo
Multicasos, que teve como participantes um gestor da equipe diretiva de uma escola
municipal e um gestor da equipe diretiva de uma escola estadual, ambas do
município de Santa Maria/RS. O levantamento dos dados da pesquisa teve como
instrumento a entrevista semi-estruturada, e como registro o diário de campo. De
posse desses dados, para sua análise utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo.
A análise dos dados obtidos contempla a interpretação dos sentidos que os
participantes da pesquisa atribuem à realidade, bem como o contexto em que eles
estão inseridos. As categorias elencadas foram: Visões sobre gestão democrática e
Visões sobre a disciplina de artes. Considera-se que uma educação em artes
voltada para a produção apenas de propostas práticas, como uma mera ilustração
artística para os conhecimentos obtidos em outras disciplinas, não dá conta de
abarcar um projeto de gestão democrática e participativa. Ela pode sim, servir a uma
visão de administração educacional, e preparar alguns alunos que se destacam na
produção da prática artística para o mercado. Por fim, apresenta-se a proposta da
cultura visual, como parceira de uma visão de gestão educacional.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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